Iniciativa é porta de entrada para o Cia Jovem, Centro de Formação de Aprendizes da instituição

A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), por meio do Cia Jovem, Centro de Formação de Aprendizes da instituição, abre inscrições gratuitas para o INICIA, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e formação inicial em assistente administrativo. Podem se inscrever adolescentes e jovens com idades entre 14 e 22 anos, moradores de São Vicente, formados ou regularmente matriculados nos ensinos Fundamental e Médio. Os cadastros devem ser feitos exclusivamente pelo site www.ciajovem.org.br, entre os dias 2 e 5 de março. Não há limite de inscrições.

Mães solo (família monoparental), mulheres ou homens trans, negros, indígenas e pessoas com deficiência integram o grupo prioritário que será atendido pelo INICIA.

A pré-seleção ocorre por meio de sistema exclusivo da Adesaf, que analisa, prioritariamente, o risco ou a vulnerabilidade social dos candidatos. Após esta fase, é agendada entrevista pessoal, na sede da Adesaf / Cia Jovem, para comprovação das informações inseridas no formulário on-line. No dia, o pré-selecionado também fará uma redação para testar o nível de conhecimento em Língua Portuguesa. Devido à pandemia do coronavírus, a limpeza e a desinfecção dos ambientes foram reforçadas e outras medidas sanitárias, adotadas, a fim de evitar aglomeração e prevenir a disseminação da covid-19.

Cada turma, aberta conforme demanda ao longo de 2021, será composta por até 40 participantes. Ao final do curso, haverá entrega de certificado. Quem realiza o INICIA poderá ser selecionado para participar do Cia Jovem, o Centro de Formação de Aprendizes da Adesaf, com oportunidade para o primeiro emprego.

Base familiar – o INICIA é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de São Vicente. Também no INICIA, familiares dos alunos participam de encontros periódicos, a fim de compartilhar assuntos importantes que fazem parte do dia a dia da família. Essas atividades são coordenadas por equipe multiprofissional da Adesaf / Cia Jovem, que conta com diversos técnicos, como pedagogo, psicólogo e assistente social.

Todo o cronograma e os documentos necessários para inscrição constam do edital, disponível em www.ciajovem.org.br.