Adesaf completa 20 anos neste 1º de abril; já são mais de 65 mil famílias atendidas

0

A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), organização da sociedade civil com sede em São Vicente e atuação em todo o País, completa 20 anos de fundação nesta quinta-feira (1º). Ao longo desta trajetória, mais de 65 mil famílias já foram atendidas pela instituição, que desenvolve projetos e ações, principalmente, nas áreas de Assistência Social, Direitos Humanos, Empreendedorismo e Primeiro Emprego.

O crescimento da Adesaf acontece de forma progressiva desde a sua fundação. “Durante este processo contínuo de mudança e maturidade da entidade, todos os mais de 2 mil colaboradores – que já passaram, aqueles que ainda estão por aqui e os recém-chegados – nos oferecem força de trabalho, dedicação, tempo precioso, compromisso e determinação a cada missão que lhes foi atribuída”, comenta a fundadora e diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia.

De acordo com Fernanda, para esta nova fase da instituição, os focos prioritários de atuação serão população em situação de rua; saúde mental e redução de danos; trabalho, empreendedorismo e formação profissional; moradia e serviços de acolhimento; e políticas sobre drogas.

O trabalho da Adesaf com jovem aprendiz, por meio do Cia Jovem; e os projetos para adolescentes em vulnerabilidade, pessoas em situação de rua e pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas serão ampliados neste ano. “E vamos fazer um grande debate com a sociedade sobre a questão da legalização das drogas no País. Porque não tem como falar de redução de danos sem falar sobre isso: de como a guerra às drogas mata e tortura, em cada comunidade do Brasil, milhões de jovens, cuja grande maioria é negra e pobre”, complementa.

Sem clima de festa – diante da pandemia do coronavírus (covid-19), que já matou mais de 320 mil brasileiros, a Adesaf cancelou suas festividades para este 1º de abril. Optou por uma ação on-line e, nas próximas semanas, divulgará seu novo site, vídeo institucional e lançará publicações on-line e impressas na área de Assistência Social. Todos os colaboradores estão em teletrabalho (home office) e à disposição dos atendidos / participantes de projetos, que também estão em casa, cumprindo o distanciamento social e participando de atividades pela internet, com o suporte remoto da equipe.

“Eu estou aqui há duas décadas, outros por alguns anos ou meses, mas o fato é que cada estada e passagem, especialmente dos atendidos, nos impulsiona a refletir, a nos transformar pela transformação do outro. Por isso, cada detalhe vale muito para que a nossa vida – e a vida da instituição – esteja frequentemente em metamorfose”, finaliza Fernanda.

 

Assista ao vídeo da diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia, sobre os 20 anos da instituição:

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Os comentários estão bloqueados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support