Adesaf é eleita para Conselho de Políticas sobre Drogas de Santos

0

No último dia 24 (sábado), data em que também foi comemorado o Dia da Redução de Danos, a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias foi eleita suplente no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de Santos, durante a conferência que teve como tema “Álcool e outros Drogas da Infância a Juventude: uma abordagem intersetorial”, que ocorreu na Universidade Católica de Santos.

Neste importante conselho, a entidade fortalece seu trabalho em prol da implantação de uma política pública eficaz e integrada, com foco na pessoa dependente de substâncias psicoativas.

 

Adesaf na Redução de Danos

Durante 3 anos, a Adesaf foi a cogestora do programa De Braços Abertos (DBA), também chamado de Programa Operação Trabalho (POT). Criado em 2014, o programa partia do resgate social dos usuários de crack e de outras drogas – que viviam na região da Cracolândia (SP) – por meio de qualificação profissional, frentes de trabalho (como varrição de ruas e praças de SP, plantação e colheita de mudas de plantas para manutenção de jardins da cidade e inclusão digital), alimentação e moradia digna, com orientação de intervenção não violenta. Suas diretrizes traziam um novo olhar sobre a pessoa dependente de substâncias psicoativas, com foco nos direitos e na capacidade de discernimento. O tratamento de saúde era uma consequência das etapas anteriores, e não condição prévia imposta para participar do programa.
Os resultados foram comprovados até internacionalmente.
E a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias lançou um relatório sobre a iniciativa e o livro Cracolândia: Território do Abraço, disponível gratuitamente nas versões português e inglês.

    

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Envie um comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.