“O caminho para menos desigualdade é a educação desde a infância”. Assim acredita Carlos Roberto Rodrigues de Lima, aluno do Programa de Apoio e Incentivo Educacional (Paiê), realizado pela Prefeitura de Casa Branca (SP), em parceria com a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf). Ele e mais 11 alunos com deficiência, que participam do Paiê, disputam a 61ª edição dos Jogos Regionais, que ocorre em Americana (SP).  A competição segue até o dia 21 de julho.

Lima luta para que as pessoas com deficiência sejam mais respeitadas na sociedade. E busca, sempre, ultrapassar limites e vencer desafios. Em 2011, um vírus se alojou na coluna dele e o deixou paraplégico. O então professor de Educação Física encontrou no Esporte a motivação para seguir em frente.

  A equipe da qual ele faz parte é liderada pelo instrutor do Paiê, Paulo Augusto Oliveira. “Cada atleta vai competir em três modalidades, então esperamos voltar pra casa com medalhas de ouro, prata e bronze”, diz, entusiasmado, o capitão da turma.

Outra aluna do Paiê que participa do torneio é Eva Débora Ribeiro. Ela tem uma deficiência neurológica e, assim como Lima, disputará as modalidades arremesso de dardos, disco e peso. “É ótimo treinar com eles, porque tenho uma tarde gostosa e faço muitos amigos. Vai dar tudo certo nos jogos”, disse, confiante.

A equipe sai de Casa Branca e embarca para Americana nesta quinta-feira (13). A primeira fase é a perícia e, depois, os atletas já podem começar a competir. Os Jogos Regionais são realizados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *