Seja Associado Paciente!

0

PASSO A PASSO PARA SE TORNAR ASSOCIADO PACIENTE DO INSTITUTO ADESAF

FAQ – Clique e conheça as perguntas mais frequentes

 

QUEM É O INSTITUTO ADESAF?

O Instituto Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas (Instituto Adesaf), CNPJ nº 04.468.581/0001-41, com sede à Rua Guarany, 70, Parque São Vicente, São Vicente /SP, criado em abril de 2001, possui atuação em todo o território nacional. A instituição iniciou suas atividades logo no primeiro ano de fundação, com a implantação e gestão do então Programa Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), atualmente denominado Estratégia Saúde da Família (ESF), que atua na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação e gestão dos equipamentos na cidade de São Vicente ocorreram por mais de 10 anos, o que corroborou para que o Instituto Adesaf, desde o início, fortaleça, incorpore, reafirme e defenda os princípios básicos do SUS, não apenas por meio dos projetos e das ações desenvolvidas, mas, especialmente, pela nossa missão institucional e conduta profissional.

Concomitantemente à gestão dos equipamentos de Saúde, não por mera coincidência e, sim, por desdobramento natural, o Instituto Adesaf ampliou a atuação para as áreas de Assistência Social e de Educação por meio de diferentes abordagens, como gestão de equipamentos e serviços da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de ações culturais, educacionais, de trabalho e inclusão produtiva, e em diversas outras temáticas transversais e lutas, que nos proporcionaram acumular experiência na execução de políticas públicas, fortalecer o Instituto enquanto instrumento de luta e representatividade no Terceiro Setor e, o mais importante, nos deram coragem, determinação e inspiração para chegar até aqui.

Duas décadas depois de sua criação, o Instituto Adesaf reúne vivências, valores, aprendizado, colaboradores, atendidos, parceiros e apoiadores de tamanha importância institucional que nos conduziram sensivelmente para que nossa trajetória aponte para um caminho sem volta: lutar incansavelmente pela defesa dos direitos e das liberdades individuais, promovendo o enfrentamento de qualquer manifestação, ação e política pública que intensifique o aprofundamento do abismo social e da degradação da pessoa humana.

 

DE ONDE VEM A ATUAÇÃO DO INSTITUTO COM CANNABIS PARA FINS TERAPÊUTICOS?

De 2014 até 2018, o Instituto Adesaf assumiu o enorme desafio de gerenciar o Programa São Paulo de Braços Abertos, voltado para pessoas que fazem uso problemático de substâncias psicoativas no território conhecido como Cracolândia, na capital paulista. Foi a partir daí que os rumos da instituição ganharam novos caminhos.

Embora o Instituto Adesaf já tivesse executado projetos e ações sobre a mesma temática, e com público semelhante em outros territórios, o modelo do De Braços Abertos – baseado no conceito de redução de danos – a forma de abordagem, a metodologia e o local com regras de convivência ímpares nos proporcionam aprimoramento de modelo de gestão. Para muito além de questões técnicas e operacionais, essa experiência nos deu condições, sensibilidade e clareza para definir que o enfrentamento das políticas sobre drogas, incluindo as diversas dimensões do tema, fosse eleito pela instituição como ponta de lança de nossa atuação para as próximas décadas.

Em meados de 2020, o Instituto Adesaf estruturou o Núcleo de Políticas e Ações sobre Drogas AMOR AQUI. A partir daí, foi se construindo o planejamento estratégico exclusivo para a demanda, visando ao fortalecimento interno da temática na instituição e o engajamento do Núcleo nos debates e espaços de discussão na sociedade civil, poder público, órgãos de controle social, entre outros, neste momento, o Insituto Adesaf altera seu Estatuto Social e cria a categoria de Associado Paciente.

 

QUEM É O ASSOCIADO PACIENTE?

De acordo com o Estatuto Social do Instituto Adesaf, o Associado Paciente é o que necessita de acolhimento e tratamento médico à base de Cannabis e solicita que esta instituição o represente, judicial e extrajudicialmente, para lutar pelo acesso ao tratamento, para plantar, produzir e manipular esta planta.

Importante ressaltar que o Instituto Adesaf não disponibiliza nenhum medicamento ou derivado da Cannabis gratuitamente, bem como não disponibiliza consultas ou tratamentos médicos gratuitos.

O Associado Paciente poderá ser representado, ou ter seu interesse representado, pelo Instituto Adesaf, desde que o interesse coadune com os objetivos desta instituição.

 

COMO FAÇO PARA ME TORNAR UM?

Agora, com todos os documentos em mãos, faça fotos ou digitalize todos os documentos, separadamente. Importante sempre conferir se na imagem é possível ler as informações dos documentos. Caso estejam embaçadas, terá de fazer novamente.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Tenha em mãos os seguintes documentos:

  • RG/CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Laudo médico;
  • Receita médica (prescrição do produto por profissional legalmente habilitado contendo obrigatoriamente o nome do paciente e do produto, posologia, data, assinatura e número do registro do profissional prescritor em seu conselho de classe).

Caso o paciente tenha menos de 18 anos, ou seja, declarado civilmente incapaz, será necessários os seguintes documentos de seu representante legal:

  • RG/CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documento que comprove que a pessoa que está preenchendo o formulário é a responsável legal pelo associado paciente.

 

Agora, com todos os documentos em mãos, faça fotos ou escaneie todos os documentos, separadamente, importante sempre conferir, se na imagem é possível ler as informações dos documentos, caso esteja embaçado, terá que fazer novamente.

 

FORMULÁRIO VIRTUAL

Após ter em mãos todos os documentos listados acima, é hora de inserir as informações e as imagens (importante sempre conferir se na imagem é possível ler as informações. Caso estejam embaçadas, terá de fazer novamente) dos documentos no formulário virtual disponível. Clique aqui.

 

ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES

A equipe do Instituto Adesaf irá analisar todas as informações e documentos enviados pelo formulário. Caso exista a necessidade, a equipe irá entrar em contato com quem preencheu o formulário para correção. Se estiver tudo certo, o Instituto Adesaf irá elaborar os seguintes documentos para serem assinados pelo Associado Paciente ou seu Representante Legal.

  • Termo de Adesão de Associado Paciente (documento que oficializa a adesão como Associado Paciente do Instituto Adesaf);
  • Termo de ajuizamento (para impetrar Habeas Corpus, pedir o salvo-conduto e/ou autorização para cultivar e utilizar a Cannabis e derivados, como instrumento terapêutico, em quadro clínico real);
  • Autorização para importação do produto derivado de Cannabis junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • Requerimento de isenção do pagamento da anuidade de Associado Paciente.

 

Os documentos serão enviados pelo Instituto Adesaf ao Associado Paciente, ou seu Representante Legal, para serem impressos, assinados e devolvidos como imagem (foto ou digitalização) para esta instituição. Importante, novamente, conferir se a imagem ficou com boa leitura das informações dos documentos.

 

VOCÊ JÁ É UM ASSOCIADO PACIENTE!

Com o envio dos documentos assinados e a confirmação de recebimento pelo Intituto Adesaf, você receberá um contato da nossa equipe informando que você se tornou Associado Paciente, e está se juntando com outras pessoas para defender seu direito a um tratamento digno com derivados de Cannabis.

 

FAQ – Clique e conheça as perguntas mais frequentes

Bem-vindo(a) ao Instituto Adesaf!

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Os comentários estão bloqueados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support