Beneficiários do “De Braços Abertos” participam de atividades culturais

0

Mais de 150 beneficiários do “São Paulo De Braços Abertos”, incluindo crianças e familiares, participaram de um encontro na Praças das Artes, no dia 1º. Eles fizeram uma série de atividades culturais e educativas, idealizadas pela Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) e Prefeitura de São Paulo. Os integrantes do programa, que oferece emprego, bolsa-auxílio, moradia em hotéis, alimentação e capacitação para dependentes químicos da Cracolândia, na região da Luz, também relataram suas experiências e apresentaram reivindicações para a melhoria da iniciativa municipal.

O dia começou com um café da manhã no galpão da Frente de Trabalho, onde os participantes ganharam camisetas do encontro e embarcaram em seis ônibus rumo à Praça das Artes, no Centro da Capital. No destino, foram recepcionados por integrantes do Projeto Tamtam e puderam se fantasiar com vários adereços, como óculos, perucas e boás. O espaço estava decorado com desenhos, poesias e mensagens produzidos por eles. Em meio a cantigas e brincadeiras de roda, os beneficiários tiveram uma breve introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A confraternização reuniu antigos integrantes e recepcionou 88 novos participantes, incluídos no programa há um mês. Foi formada uma roda de hip-hop, na qual os beneficiários cantaram e dançaram.

Além de assistir a apresentações musicais, eles se revezaram ao microfone para compartilhar suas histórias. “Eu conheci todas as drogas que vocês possam imaginar. Quando cheguei (à Cracolândia), cinco anos atrás, a gente via muita coisa ruim acontecer. Temos que reagir contra essa doença. Eu não parei de usar, mas diminuí muito o meu uso”, disse Rodolfo Pereira de Almeida. “Hoje, temos o privilégio de ter um amparo muito grande. Mas não basta a gente ter todo esse resguardo, temos que dar um retorno”, completou.

Paulo Cesar Teixeira Leal, ex-beneficiário do “De Braços Abertos”, contou como venceu a dependência química e incentivou os presentes. “Eu estou limpo há um ano e meio. Eu não uso mais álcool e estou longe do crack. Estou tentando retomar a minha vida, resgatar a minha cidadania aos poucos. Eu tirei minha habilitação novamente, minha carteira de identidade, minha carteira profissional. É possível a gente ficar longe do crack, mas, é preciso um pouco de boa vontade. Vocês estão no caminho certo”.

O prefeito Fernando Haddad participou do encontro e reforçou a importância de manter o diálogo aberto com os participantes, trabalhando pelo aprimoramento do projeto. Atualmente, o “De Braços Abertos” conta com 494 beneficiários, incluindo 40 crianças e adolescentes. Desde janeiro de 2014, quando foi iniciado, foram atendidas 798 pessoas. “Há quase um ano e meio, estamos juntos no “De Braços Abertos”, e a cada momento a gente tem que fazer um balanço para entender o que já avançou e no que a gente pode avançar, para aprendermos uns com os outros. Nós aprendemos muito visitando a Luz e vocês ajudaram a construir o programa”, declarou aos beneficiários.

Durante o encontro, o prefeito ouviu reivindicações dos participantes, entre elas a disponibilização de moradias que aceitem a presença de animais domésticos. Ao ser questionado sobre as ações de patrulhamento realizadas na região, Haddad colocou o comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) à disposição dos beneficiários para que relatem a ocorrência de qualquer incidente.

O prefeito reafirmou o compromisso de oferecer apoio aos integrantes do “De Braços Abertos”. “Queremos estabelecer um vínculo com vocês, e nós temos que nos entender. O pecado não é cair, o pecado é não tentar levantar. O poder público tem que oferecer a escada, e quem vai subir são vocês. O benefício disso é mil vezes maior do que o custo. Nós estamos fazendo um pequeno gesto e obtendo um grande resultado”, finalizou.

Segundo a diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia, o evento serviu para integrar os beneficiários e proporcionar uma manhã especial a cada um deles. “Tudo isso foi planejado com muito carinho, por muita gente. Um trabalho feito em equipe para oferecer o melhor a essas pessoas, que tanto precisam de atenção e apoio. Ver a alegria estampada em cada rosto, foi o melhor resultado: nossa intenção valeu a pena”, destacou.

Também acompanharam o encontro os secretários Artur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo), Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social), Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Simão Pedro (Serviços) e Ítalo de Miranda Junior (Segurança Urbana).

 

Fonte: Secretaria de Comunicação – Prefeitura de São Paulo

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Envie um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support