“Agora, coloque nesse papel tudo aquilo que você quer jogar fora de sua vida. Depois, vamos queimar tudo isso, num ato simbólico”, explicou uma das facilitadoras durante o último dia do curso do programa Trabalho Novo, da Prefeitura de São Paulo, que busca reinserir no mercado de trabalho pessoas que vivem em situação de alta vulnerabilidade social. Dez beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT), do segmento gerenciado pela Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), participaram do encontro, que durou cinco dias (22 a 26 de maio).

Trata-se de uma capacitação socioemocional, com dinâmicas vivenciais realizadas por uma organização não governamental com experiência em geração de oportunidade de trabalho a pessoas em situação de rua e de dependência de substâncias psicoativas. Também acompanharam a atividade a diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia; gestores da Adesaf – unidade Capital; e a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Juliana Natrielli Medeiros Ribeiro dos Santos.

Um dos participantes que aproveitaram o curso foi Edson Rodrigues, de 43 anos, beneficiário do POT há mais de 3. “Expectativa é, daqui para frente, conseguir um emprego. Eu já morei na rua… um ano todo só na Cracolândia, quando tive a sorte de participar do programa. Aí, tive uma outra visão para a minha vida. Eu sei de onde eu vim… Agora, vou aproveitar muito essa chance, e retomar a minha vida de novo”, comenta, com olhar esperançoso.

 João Fabrício dos Santos, de 41 anos, também busca nesta oportunidade uma ponte para a transformação pessoal. “Com o trabalho, vou poder construir uma família, ter um lar para morar, mais responsabilidades, acordar cedo para ir trabalhar… E, aí, vou ter uma nova vida”.

Veja mais fotos desta atividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *