Capacidade Técnica

EDUCAÇÃO

PROJETO PAIÊ

Objeto: Elaboração e execução de projeto para gestão execução e fomento de política pública educacional.

Principais atividades:  Desenvolvimento, implantação e execução de projeto de contraturno escolar em 8 núcleos descentralizados, nas modalidades de esporte, cultura e lazer.

Público-alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino Fundamental.

Número de atendidos: 1.175

Município/ Estado: Casa Branca /SP

Locais: Assentamento Cocais, Bairro São João e Pq. São Paulo, Bela Vista, Centro, Desterro, Jd. América, Lagoa Branca, Venda Branca e Nazaré.

 

LUGARES DE APRENDER

Objeto: Realização de visitas orientadas dos educandos da rede estadual de ensino ao Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Joias da Natureza da Adesaf.

Principais atividades: Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino São Vicente e de discentes do Município e de outras localidades do Estado de São Paulo. O convênio incluiu a Adesaf no programa “Cultura é Currículo”, projeto “Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola”, concebido pela equipe técnica da Gerência de Educação e Cultura, da Diretoria de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Público–alvo: alunos e professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino.

Número de atendidos: 15.821 alunos.

Município/ Estado: São Vicente e Municípios do Estado de São Paulo.

 

ETECRI

Objeto: Gestão e administração das Escolas de Técnicas de Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Principais atividades: Secretaria, Administração e Gestão das Unidades, incluindo todo o processo de matrícula, contratação de RH administrativo, operacional e gestão das unidades escolares, coordenação pedagógica e formação da equipe em conjunto com o Centro Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo.

Público-alvo: pessoas acima de 18 anos

Número de atendidos : 3.052

Município/ Estado: São Vicente, Santos, Presidente Prudente, Campinas, São Bernardo do Campo e Lençóis Paulista.

 

PROJOVEM URBANO

Objeto: Execução do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, de acordo com a resolução CD/FNDE nº 22, de 26 de maio de 2008.

Principais atividades: Contratação e suportes administrativo e operacional, disponibilizados para o programa nas Unidades Escolares de São Vicente; implantação e desenvolvimento de plano pedagógico com arco profissionalizante visando à elevação de escolaridade, com a conclusão do Ensino Fundamental.

Público-alvo: Jovens de 18 a 29 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, que não concluíram o Ensino Fundamental.

Número de atendidos: Cerca de 1.200 alunos

Município/ Estado: São Vicente /SP

Locais: Nas escolas Lúcio Martins Rodrigues, República de Portugal, Saulo Tarso e Jorge Bierrenbach.

 

CULTURA

Encenação da Fundação da Vila de São Vicente

A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é uma ação cultural e social do Município de São Vicente – SP, que acontece desde 1982 com peça teatral realizada ao ar livre com 1000 atores da comunidade, na Praia do Gonzaguinha, e reconta a saga de Martim Afonso de Sousa, fundador da 1ª Cidade do Brasil. É considerado pelo Guiness Book como o maior espetáculo teatral em areia de praia do mundo. A Adesaf desenvolveu a produção artística e executiva das edições de 2010, 2011, 2012, 2018, 2019 e 2020.

 

Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco)

Contrato firmado entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias, para a implantação, coordenação e operacionalização do plano de gerenciamento do artesanato paulista, sob a supervisão da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), que consiste em quatro principais atividades – de forma sintetizada: Capacitação e qualificação do artesão paulista; emissão de nota fiscal sobre a comercialização de produtos dos artesãos; administração de loja e pontos móveis / itinerantes de comercialização dos produtos; participação em feiras e eventos.

Período de execução: março de 2016 a março de 2018.

 

Projeto “Cultura Dá Vida”

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à cultura por meio de ações que abranjam a “Arte e Cultura”, por meio de oficinas, cursos e eventos culturais (Mostras Culturais) desenvolvidas nas dependências do Centro Cultural Argonautas, na sede da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) e de forma descentralizada em bairros do município de São Vicente/SP e cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. O público-alvo fora a comunidade em geral, de bairros do município de São Vicente, de alta vulnerabilidade social, atendendo aproximadamente 615 pessoas.

Período de execução: setembro de 2014 a setembro de 2015

 

Exposição itinerante: “O poder do Voto – São Vicente, a primeira democracia das Américas”

Teve como objetivo e valor mostrar São Vicente como o seio da democracia brasileira. O lançamento ocorreu no Congresso Nacional, em Brasília, em agosto de 2009, com fotos e imagens que retratam toda a trajetória da democracia nas Américas, marcada por lutas e movimentos populares. Para a montagem foram utilizadas imagens das Encenações da Fundação da Vila de São Vicente como forma de ilustrar acontecimentos vividos no Município a partir de 1532. Em 2010, durante a 28ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente a exposição foi remontada em São Vicente, quando foram convidadas pessoas e instituições que fizeram parte do processo histórico e político da conquista da democracia nas Américas para receberem o Prêmio oferecido pela Adesaf “Todo Poder Vem do Voto”. Atualmente a exposição encontra-se disponível para visitação na sede da Adesaf, em São Vicente.

Período de execução: 2009 até a presente data.

 

Ponto de Cultura – Projeto Ronda

Parceria com o Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura de São Vicente / SP para criação, gestão e execução de projeto de Ponto de Cultura em São Vicente – SP. O Ponto de Cultura foi voltado à produção de conteúdo em formato de documentário por jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, a serem veiculados em escolas públicas, em serviços de atendimento aos jovens em mídia televisiva regional, com o objetivo de levar a estudante, educadores sociais e a população em geral informações acerca das políticas públicas da juventude.

Período de execução: 2010 a 2013

 

Permissão de uso de edificação na Réplica da Vila de São Vicente – SP

Contrato celebrado com a Prefeitura Municipal de São Vicente / SP para administração do espaço cultural Réplica da Vila de São Vicente, englobando lojas de artesanato, restaurantes, teatro e docerias. A partir daí, a Adesaf implantou Loja de Souvenirs para a venda da coleção exclusiva “Coisas da 1ª”, com temas alusivos à Cidade de São Vicente e à Sorveteria da Vila, com temática cultural, além de desenvolver a agenda cultural do espaço.

Período de execução: 2010 a 2012

 

Concurso Nacional de Dramaturgia “Ronaldo Frutuoso”

Realizado em 2009 e 2010 como parte da Pré-Produção da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, o concurso recebeu este nome em homenagem à família que deu o pontapé inicial nas apresentações em 1982. Incentiva a produção do roteiro do espetáculo com base em baliza histórica e personagens de destaque, contemplando a participação da comunidade no referido concurso.

Período de execução: 2009 e 2010

 

Exposição – Vila, Porto e Cidades: uma breve história do Porto

Organizada e apresentada durante a 29ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, o evento ocorreu em parceria com a Empresa Santos Brasil e com a Codesp, com enfoque na história das Grandes Navegações: do Porto das Naus ao Porto de Santos, chegando até o Pré-Sal. Além disso, todo o processo tem também como objetivo a integração da comunidade por meio das Artes Cênicas e seu envolvimento na realização do espetáculo.

Período de execução: janeiro de 2011

 

Projeto “Retratando a Vila”

Em parceria com a Secretaria de Cultura de São Vicente – SP, o projeto “Retratando a Vila” de São Vicente teve como finalidade resgatar a arte, por meio de pinturas de cenas do Parque Cultural Réplica da Vila de São Vicente que dialogam e compartilham com o espectador o conhecimento das artes e os diferentes métodos de criação. Teve ainda como objetivo resgatar a história de São Vicente e, principalmente, retratar aspectos culturais do município com a exposição das pinturas produzidas para apreciação do público.

Período de execução: julho de 2011

 

Programa Caminha São Paulo – Passos dos Jesuítas – Anchieta

Prestação de serviço junto à Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo para promoção de oficinas de atividades e performances de campo para sensibilização de comunidades locais, operadores turísticos e agentes públicos de turismo, em torno da implantação do caminho contemplativo/rota pedestre “Programa Caminha São Paulo – Passos dos Jesuítas –Anchieta”.

Período de execução: setembro a dezembro 2011

 

Exposição “Da Vila ao Planalto – A Saga dos Bandeirantes”

Realizada entre os dias 21 e 27 de janeiro de 2012, no Pavilhão de Exposições do espaço de eventos da 30ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, na Praia do Gonzaguinha. A exposição ressaltou a importância de São Vicente o início da base familiar paulista e ponto de partida para a colonização do Brasil. A partir da fundação da Primeira Vila, povoou-se o Planalto, originando-se a cidade de São Paulo, base das expedições Bandeirantes de Desbravaram, conquistaram e expandiram o território do Brasil Colônia.

Período de execução: janeiro de 2012

 

Vila Vira Rolidei

Parceria com a Associação Projeto Tam Tam para oferecimento de treinamento e capacitação com dinâmicas de Grupo Interativas, através da Arte e Técnicas de Relaxamento para os funcionários e colaboradores da Rede de Proteção Social Básica do Município de São Vicente. As capacitações envolveram Palestra e Dinâmica Interpessoal, Café Teatro Rolidei e Teatro Musical. Todas as ações ocorreram no Espaço Cultural da Réplica da Vila de São Vicente.

Período de execução: novembro de 2011, janeiro, fevereiro e março de 2012

 

II Encenação “Paz de Iperoig”

Convênio com a Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo para a realização do Teatro Histórico “II Encenação da Paz de Iperoig”, em Ubatuba / SP, nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2012. Trata-se de Espetáculo teatral em areia de praia, retratando episódios e fatos históricos relacionados à Colonização Portuguesa e atuação de Missão Jesuíta no Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento tem público estimado em seis mil pessoas, tendo cunho cultural, social e turístico.

Período de execução: novembro 2012

 

Projeto Argonautas – “Tripulantes do Conhecimento”

O Projeto Argonautas “Tripulantes do Conhecimento”, de iniciativa da Adesaf, teve por objetivo a formação de agentes multiplicadores em questões ambientais através do acervo do Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza, capacitando em complemento à educação formal. O Programa de formação de agentes multiplicadores fora desenvolvido, abrangendo temas gerais e específicos das Ciências Naturais e Meio Ambiente.

Período de execução: 2013 a 2015

 

Projeto Além do Horizonte – Click Joias – Catálogo Virtual do Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza

Parceria com a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo para desenvolver a documentação digital do acervo Malacológico e Conquiliológico do Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza, equipamento integrante do Centro Cultural Argonautas, localizado em São Vicente / SP e confecção de catálogo digital para disponibilização ao público em geral, gratuitamente, através do site da Adesaf (www.adesaf.org.br), possibilitando dessa forma que a coleção do Museu seja um instrumento de transmissão de conhecimentos e difusão cultural-científica. O objetivo do projeto fora democratizar o acesso à cultura e informação, como forma de ampliação de horizontes culturais e conhecimento de mundo, visando contribuir para formação de cidadão fruidor de cultura. O catálogo virtual está, ainda, disponível em nosso site e pode ser consultado no link acima destacado.

Período de execução: junho a novembro de 2014

 

Exposição “Chapada do Araripe: Um Mergulho na Pré-História Brasileira”

Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo tem como objetivo possibilitar o  acesso gratuito a um acervo que constitui Patrimônio Natural e Cultural do Brasil e da humanidade, como forma de democratizar cultura e conhecimento para toda sociedade, bem como desenvolver pesquisa, conservar acervos e promover a interação do público com o conhecimento, a cultura e o meio ambiente. Visou desenvolver uma exposição, entre 16/10/2014 e 16/09/2015, dentro do único Museu de Ciências Naturais da Região Metropolitana da Baixada Santista sobre a importância dos fósseis da Chapada do Araripe, acervo único composto por diversas espécies raras, aumentando assim a oferta cultural na Região Metropolitana da Baixada Santista, sendo realizada em um privilegiado espaço de Ação Cultural, um espaço da comunidade, o Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza, localizado em São Vicente – SP.

Período de execução: setembro de 2014 a setembro de 2015

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE

 

PROGRAMA OPERAÇÃO TRABALHO (POT) – “DE BRAÇOS ABERTOS”:
Gestão e operacionalização do Programa De Braços Abertos, no âmbito do Trabalho e qualificação profissional, da Prefeitura Municipal de São Paulo, visando à promoção e reabilitação psicossocial de pessoas em situação de vulnerabilidade social e uso abusivo de substâncias psicoativas, sobretudo o crack. O projeto atendeu a cerca de 550 pessoas, promovendo alimentação, hospedagem, atividades ocupacionais geradoras de renda (frentes de trabalho ) e de cidadania, capacitação e qualificação profissionais, fomento às atividades empreendedoras, de cultura, esporte e lazer, unidades produtivas de artes e inserção no mercado de trabalho, bem como realizar ações de disseminação
de informações visando à redução de danos causados pelo uso do crack e outras drogas. Além da execução do objeto do programa no âmbito do trabalho, a Adesaf controlou , monitorou e confeccionou as listas para pagamento da bolsa POT e operacionalizou o pagamento das bolsas em espécie e em conta bancária, sendo responsável, inclusive, pelo processo de bancarização do beneficiário.
Período de execução: de 2014 até 2018.

 

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) E AGENTES COMUNITÁRIOS
DE SAÚDE (EACS):
Objetivou promover a orientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, levando-a para mais perto das famílias e, com isso, melhorar a qualidade de vida da comunidade. O atendimento contou com profissionais da área da saúde nas Unidades de Saúde de São Vicente ou nos domicílios de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Período de execução: 2001 a 2012.

 

PROGRAMA DE REDUÇÃO DE DANOS (DST/AIDS):
Voltado para a população “LGBTTT”, surda, profissionais do sexo, usuários de drogas, mulheres e adolescentes em geral, na cidade de São Vicente.
Período de execução: 2005.

 

PROTEÇÃO SOCIAL DE CIDADANIA E AÇÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO
DE SÃO VICENTE:
Enfoque na proteção social, a partir da configuração de um sistema que reorganiza as ações por níveis de complexidade (Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade) e projeta a universalização e a equidade. O objetivo é proporcionar Proteção Social especial em caráter compensatório (reparar o dano), mas igualmente ser reabilitador de possibilidades psicossociais com vistas à reinserção social.
O objeto do Termo de Parceria é a cooperação da OSC na administração da Rede de Proteção Social de Cidadania e Ação Social do Município de São Vicente.
Período de execução: 2005 a 2012.

 

PROJETO ESTILO SOCIAL:
Oferecimento de ações voltadas à capacitação e geração de renda local, por meio de confecção de vestuário, acessórios e artesanato ecologicamente sustentáveis, bem como de adoção de medidas de redução de impacto ambiental. Proporcionar reinserção profissional no mercado de trabalho através de cursos de capacitação e qualificação profissional, em corte e costura, costura básica e industrial, dispondo para isso de equipamentos modernos e profissionais qualificados.
Período de execução: 2007 a 2009.

 

REDE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CUBATÃO / SP:
Projeto na área de capacitação profissional em parceria com a Prefeitura Municipal de Cubatão. A Rede Social de Cubatão é um projeto que faz a inclusão social da comunidade local de Cubatão/SP, por meio da realização de cursos de qualificação profissional e oficinas de geração de emprego e renda para o empreendedorismo. Também faz parte do Termo de Parceria a disponibilização de equipe qualificada para atuação nos equipamentos da Rede de Assistência Social do Município.
Período de execução: 2010 até 2017.

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
Realização do Curso Costureiro de Máquina Reta e Overloque industrial, Operador de Microcomputador, Eletricista Instalador e Pintor de Obras. Os cursos foram oferecidos na sede da Adesaf em parceria com o SENAI e o Programa Via Rápida do Governo do Estado de São Paulo.
Período de execução: 2009 a 2011.

 

PLANSEQ CUBATÃO:
Parceria com a Prefeitura Municipal de Cubatão e o Ministério do Trabalho para implantação e execução do Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional – PLANSEQ COMÉRCIO CUBATÃO – visando a qualificar social e profissionalmente 149 trabalhadores para inserção no mundo do trabalho.
Período de execução: março de 2013 a março de 2014.

 

CENTRO DE REABILITAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL:
O projeto CRERES destina-se à recuperação de usuários de substâncias psicoativas, alcoolistas com idade superior a 18 anos, sendo que desenvolve, basicamente, as seguintes atividades: terapia individual, dinâmicas em grupo, terapia ocupacional, orientação familiar, laborterapia, palestras, avaliações de passos, religião, entre outras. Estas atividades foram desenvolvidas por meio do Termo de Parceria 003/2003 que teve com objeto a capacitação, treinamento e geração de emprego em parceria com o Centro de Convivência e Formação (CECOF), Projeto Casa de Estar, Casa de Passagem-Reviver e Casa Viva, Projeto SOS Bombeiros – no resgate da cidadania, Clube da Melhor Idade, CICAP – Centro de Capacitação Profissional, Projeto Resgatando, Centro de Convivência da Melhor Idade.
Período de execução de 2005 a 2012.

 

PROGRAMA DE ATENDIMENTO FAMILIAR (PAF): DENOMINADO PAF/ ESTILO SOCIAL
Compreende a importância que deve ser atribuída ao direito de garantia à convivência familiar socioeducativa em todas as etapas e ciclos da vida, o projeto integrava a política de proteção social e defesa dos direitos socioassistenciais, buscando resgatar a unidade familiar como lugar de atenção cotidiana do indivíduo e seu desenvolvimento afetivo biológico, cultural, político, relacional e social. Atendeu mulheres assistidas pelo Centro de referência da Assistência Social – CRAS do Município, oferecendo ações voltadas à capacitação e geração de renda local, por meio da confecção de vestuário, acessórios e artesanatos ecologicamente sustentáveis e adoção de medidas de redução de impacto ambiental. Proporcionando reinserção profissional no mercado de trabalho através de cursos de capacitação e qualificação profissional em corte e costura, costura básica e industrial dispondo, para isso, de equipamentos modernos e profissionais qualificados. Concretizado com a criação e desenvolvimento da coleção “COISAS da 1ª” que visa aliar nossos produtos aos valores culturais e históricos de São Vicente.
Período de execução de 2010 a 2012.

 

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL EM CASA DE PASSAGEM PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA – BERTIOGA
Execução do serviço de acolhimento institucional em Casa de Passagem para pessoas em situação de rua, acima de 18 (dezoito) anos, de ambos os sexos, que não possuam transtornos mentais severos, por situação de abandono ou não, com rompimento ou fragilização de vínculos familiares, sem moradia fixa, sem condições de autossustentabilidade, em trânsito ou migração.
Período de execução de 2018.

 

PROJETO AMOR AQUI
Objetiva-se o combate ao coronavírus (covid-19) no âmbito da população em situação de rua (adultos) que faz uso de substâncias psicoativas e estão em serviços de acolhimento institucional, de forma provisória no município de São Vicente/SP. A promoção da saúde, a conscientização de agravos e os cuidados com usuários de substâncias psicoativas, especialmente frente à pandemia da covid-19, bem como a preparação para a inserção no mundo do trabalho e preparação para a construção de projeto de vida, visando auxiliar o processo de desacolhimento institucional e a autonomia social e econômica durante e pós-pandemia.
Período de execução de 07/2020 a 12/2020.

 

RD COVID JOVEM
Promoção da saúde, conscientização de agravos, cuidados e seu comportamento no âmbito da pandemia para jovens de 18 a 24 anos e pessoas de seu convívio, incluindo usuários de drogas lícitas e ilícitas, bem como a formação dos jovens como agentes de redução de danos frente à pandemia e prestação de serviços de forma concomitante, para a inserção e empoderamento desses jovens na comunidade visando à diminuição do contágio do coronavírus (covid-19) e seus desdobramentos, disseminação de informação nas áreas de maior concentração de pobreza. Os jovens denominados Agentes Redutores de Danos foram capacitados a serem também multiplicadores de informações ao combate ao coronavírus (covid-19).
Período de execução de 10/2020 a 12/2020.                                                           

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support