Iniciativa também é porta de entrada para o Cia Jovem, Centro de Formação de Aprendizes da instituição

O Instituto Adesaf (Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas) abre inscrições gratuitas para o INICIA, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Podem se inscrever, a partir das 16 horas do dia 21 de novembro, adolescentes e jovens com idades entre 14 e 22 anos, em situação de risco ou vulnerabilidade social, moradores de São Vicente, formados ou regularmente matriculados nos ensinos Fundamental e Médio. Os cadastros devem ser feitos exclusivamente pelo site do Cia Jovem, até as 16h59 do 25 de novembro. Não há limite de inscrições.

Mães solo (família monoparental), mulheres ou homens trans, negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência formam o grupo prioritário que será atendido pelo INICIA.

A pré-seleção ocorre por meio de sistema exclusivo do Instituto Adesaf, que analisa, prioritariamente, o risco ou a vulnerabilidade social dos candidatos. Após esta fase, é agendada entrevista pessoal, na sede da instituição, para comprovação das informações inseridas no formulário on-line. No dia, o pré-selecionado também fará uma redação, de caráter não eliminatório, para testar o nível de conhecimento em Língua Portuguesa.

Cada turma, aberta conforme demanda ao longo de 2023, será composta por até 40 participantes. Ao final do curso, haverá entrega de certificado. Quem realiza o INICIA poderá ser selecionado para participar do Cia Jovem, o Centro de Formação de Aprendizes do Instituto Adesaf, com oportunidade para o primeiro emprego.

Base familiar – o INICIA é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de São Vicente. Também no INICIA, familiares dos alunos participam de encontros periódicos, a fim de compartilhar assuntos importantes que fazem parte do dia a dia da família.

<<Clique para ler o edital e saiba todo o cronograma e os documentos necessários para inscrição>>