Nos 20 anos de fundação da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens foram beneficiados por meio de ações e projetos desenvolvidos pela instituição.

Um dos grandes projetos implementados pela Adesaf foi o Lugares de Aprender. Por meio dele, houve a realização de visitas orientadas dos educandos da rede estadual de ensino ao Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Joias da Natureza da Adesaf. No local, eram feitas formações de discentes e professores da Rede Municipal de Ensino de São Vicente. Foram cerca de 16 mil pessoas beneficiadas.

Do Litoral ao Interior do Estado de São Paulo, a Adesaf realizou dezenas de iniciativas nesta área, como o Paiê, em Casa Branca (SP), por meio do qual a entidade elaborou, implantou e executou projeto de contraturno escolar em 8 núcleos descentralizados, nas modalidades de esporte, cultura e lazer. Foram mais de 1.100 atendidos.

A Adesaf também foi a responsável pela gestão das Escolas de Técnicas de Economia Criativa (Etecris) do Estado de São Paulo. Eram seis unidades estaduais, que atenderam a mais de 3 mil participantes.

Outra iniciativa importante, desenvolvida pela Adesaf, foi o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), do Governo Federal, voltado a jovens de 18 a 29 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, que não concluíram o Ensino Fundamental. Contratação e suportes administrativo e operacional, implantação e desenvolvimento de plano pedagógico com arco profissionalizante visando à elevação de escolaridade estavam entre as responsabilidades da entidade. Foram aproximadamente 1.200 alunos atendidos.

“Foram muitos desafios que vivenciamos ao longo da nossa história. E este resumo mostra exatamente isso: que a nossa experiência acumulada na área educacional nos projeta e estimula ainda mais a buscar – e conquistar – novas oportunidades”, finaliza a diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia.