O que são os Grupos de Trabalho?

0

Os Grupos de Trabalho (GTs) fazem parte de uma iniciativa da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) para discussão e implantação da Política Pública de Redução de Danos para a Região Metropolitana da Baixada Santista. Os GTs reúnem munícipios da Região para consolidar e integrar ações e projetos sobre o tema, voltados a pessoas em situação de rua que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.

Em novembro de 2017, depois de meses de atuação junto aos municípios, a Adesaf e o curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos (UniSantos) realizaram o Seminário Metropolitano de Redução de Danos (entra link), em que representantes dos municípios assinaram o Pacto pela Redução de Danos, a fim de que as cidades se comprometam a firmar um plano integrado sobre o assunto.    

Objetivos:

Entre os objetivos dos encontros promovidos pela Adesaf estão as propostas para despertar na sociedade a importância da atenção integral a pessoa que faz uso abusivo de substâncias psicoativas, como crack, álcool e outras drogas, bem como qualificar continuamente as equipes que trabalham em equipamentos específicos para essa população, de forma que os municípios promovam diálogos e discussão entre gestores, técnicos e usuários.

Está previsto no Plano Integrado o atendimento humanizado e universalizado entre as cidades e, também, a utilização da Política Pública de Redução de Danos como estratégia de saúde para prevenção e aplicação deste conceito em outras políticas públicas.

Princípios do Plano

O Plano tem como princípio promover a garantia de direitos e da cidadania, o respeito à dignidade humana, a universalidade na forma de tratamento em serviços de acolhimento e tratamento, bem como a reinserção na sociedade. O Plano também prevê que as municipalidades usem a Política Pública de Redução de Danos na aplicação de estratégias na área da saúde, protegendo os direitos da pessoa que está em situação de rua e, ainda, contribuir para a erradicação dos preconceitos para com essa população. Também está previsto o apoio a familiares deste público.

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Envie um comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.