O prefeito de Amsterdã (capital da Holanda), Eberhard Edzard van der Laan, visitou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, nesta semana, e conheceu a tenda também utilizada pelo programa De Braços Abertos (DBA), na região da Luz, que desenvolve um trabalho com dependentes químicos daquela área e com parte dos beneficiários do DBA, como atividades culturais, artísticas e laborais (lavanderia); e oferece assistência social e serviços de saúde.

Iniciado em janeiro de 2014, o DBA é um programa de redução de danos, no qual dependentes químicos da chamada “Cracolândia” atuam em frentes de trabalho e renda e recebem moradia em hotéis, alimentação balanceada e capacitação, tornando-os, assim, beneficiários da iniciativa municipal.

Eberhard Edzard van der Laan estava acompanhado do cônsul-geral da Holanda em São Paulo, Cor Van Honk, e do secretário municipal de Segurança Urbana e coordenador do DBA, Benedito Mariano. Amsterdã é conhecida mundialmente pela tolerância com o usuário de drogas.

“Tínhamos em Amsterdã um problema semelhante que demoramos 20 anos para solucionar. Toda longa jornada começa com o primeiro passo. Para o sucesso da ação é preciso conexão entre os atendidos e os agentes envolvidos”, disse o prefeito da capital holandesa.

Parte da comitiva holandesa, que acompanhava as autoridades, foi visitar a sede do programa, onde ocorre a maioria das atividades dos beneficiários. Os visitantes foram recepcionados pelo gestor do DBA pela Adesaf, Genivaldo Brandão, e equipe da entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *