Redução de Danos e Legalização das Drogas

Núcleo de Políticas e Ações sobre Drogas – Amor Aqui

Para monitorar e acompanhar ainda mais o desenvolvimento de políticas públicas, e propor estratégias de redução de danos a usuários de substâncias psicoativas, a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) cria o Núcleo de Políticas e Ações sobre Drogas, formado por pesquisadores, técnicos, universitários e profissionais da área. Também participam ex-moradores da região conhecida como Cracolândia (SP).

A atuação deste grupo será regionalizada, conforme a demanda e a singularidade do local. Contará, principalmente, com diálogos permanentes e troca de experiências com o Poder Público, movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil (OSC) para elaboração e gestão de ações e projetos para este público-alvo.

A iniciativa integra o Plano de Ações Estratégicas da Adesaf para 2021, quando a instituição completa 20 anos de fundação.

 

Representatividade

A Adesaf integra, como membro titular, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de Santos.

 

Unidade Produtiva Amor Aqui

A Unidade Produtiva Amor Aqui é um espaço inaugurado pela Adesaf, em fevereiro de 2021, voltado à redução de danos (estratégia de saúde pública), ao empreendedorismo e à geração de renda de pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Lá, elas desenvolvem suas habilidades pré-existentes, como artesanato em madeira e pintura, e comercializam os produtos. 

 

Publicações

Cartilha Redução de Danos

Caderno do Redutor de Danos

Folder informativo sobre cannabis (maconha)

Folder informativo sobre álcool

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support