Campanha

 

Campanha 2.0

Dentro da programação de aniversário dos 18 anos da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), a instituição lança a versão 2.0 da campanha #ÉCasodeRESPEITO, que será divulgada, principalmente, nas redes sociais.

Hoje, no Brasil, há várias demonstrações públicas de intolerância e falta de respeito, dentro e fora da internet. Preocupados com isso, atores e personalidades se uniram à Adesaf para chamar a atenção sobre a importância de construir uma nação de paz… E de respeito!

O que falta, muitas vezes… É SER humano, de fato! E isso vale para todos, principalmente aos que ocupam grandes cargos políticos no Brasil.

 

Esse é o 1º vídeo da série, estreada pelo ator Marcos Frota

 

Esse é o 2º vídeo da série, estrelado pelo ator Guilherme Leonel

 

Esse é o 3º vídeo da série, estrelado pela bailarina Marissol Dias

 

Esse é o 4º vídeo da série, estrelado pelo ator Rick Moreno

 

Esse é o 5º vídeo da série, estrelado por Alexandre Romero

 

Esse é o 6º vídeo da série, estrelado pelo tenor Ezio Bonini

 

 

Esse é o 7º vídeo da série, estrelado pela atriz Carol Nakamura

 

Esse é o 8º vídeo da série, que mostra um mix de todos os atores e personalidades que participaram da campanha

 

Campanha 1.0

Na 1ª edição, o foco foi Redução de Danos, estratégia de saúde pública voltada a pessoas em situação de rua que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.

Também estrelada por atores e personalidades, entre eles os globais Felipe Simas e Thammy Miranda, a Adesaf lançou, em 1º de abril, a campanha #ÉCasoDeRESPEITO. Nesta data, a Adesaf celebrou 17 anos de histórias e de desenvolvimento de dezenas de projetos e ações, que juntos já beneficiaram mais de 60 mil famílias no Estado de São Paulo. 

 

Assista ao 1º vídeo da campanha:

Assista ao 2º vídeo da campanha, com o ator Felipe Simas:

Assista ao 3º vídeo da campanha, com o empresário André Coelho:

Assista ao 4º vídeo da campanha, com a bailarina Marissol Dias:

Assista ao 5º vídeo da campanha, com o ator Jairo Martins:

Assista ao 6º vídeo da campanha, com o ator Thammy Miranda:

Assista ao 7º vídeo da campanha, com a apresentadora Íris Stefanelli:

Assista ao 8º vídeo da campanha, com o ator Rick Moreno:

+ SOBRE A CAMPANHA 1.0

A campanha que será compartilhada, principalmente, nas redes sociais, tem como foco a importância da mudança do olhar sobre a pessoa em situação de rua que faz uso abusivo de substâncias psicoativas. Em um dos vídeos, cada um com 30 segundos, atores e personalidades chamam a atenção para a necessidade de criação de políticas públicas integradas para este público, que deve receber uma intervenção não violenta, com foco no atendimento humanizado.

“As pessoas nessa situação precisam de cuidados e atenção especial do Estado e da sociedade. Não é com violência, repressão policial e internação compulsória que se resolve isso. É com um olhar humano, sensível, de garantia de direitos, respeitando a singularidade e a vontade da pessoa que quer mudar de vida e, assim, retornar à família e à sociedade”, explica Fernanda.

Além dos globais, a campanha também conta com as participações de André Coelho (empresário e modelo), Íris Stefanelli (apresentadora de TV), Jairo Martins (ator), Marissol Dias (bailarina) e Rick Moreno (ator).

 

+ SOBRE REDUÇÃO DE DANOS

A principal linha de cuidados defendida pela Adesaf para pessoas em situação de rua que fazem uso abusivo / crônico de substâncias psicoativas é a Redução de Danos, uma estratégia de saúde pública que, no Brasil, surgiu em Santos, em 1989.

A maior experiência da entidade com um programa nesta área ocorreu entre outubro de 2014 e março de 2018, na região conhecida como Cracolândia (SP).

Trata-se do programa De Braços Abertos (DBA), também chamado de Programa Operação Trabalho (POT), no qual a Adesaf era a cogestora no desenvolvimento de diversas ações voltadas aos cerca de 300 beneficiários da iniciativa municipal, encerrada pelo prefeito João Doria – mesmo com resultados e eficiência comprovados, inclusive internacionalmente – no último dia 31 de março.

Criado em 2014, o programa partia do resgate social dos usuários de crack e de outras drogas, por meio de qualificação profissional, frentes de trabalho (como varrição de ruas e praças de SP, plantação e colheita de mudas de plantas para manutenção de jardins da cidade e inclusão digital), alimentação e moradia, com orientação de intervenção não violenta. Suas diretrizes traziam um novo olhar sobre a pessoa dependente de substâncias psicoativas, que deixou de ser tratada como um caso de polícia e passou a ser encarada como cidadão, com direitos e capacidade de discernimento. O tratamento de saúde era uma consequência das etapas anteriores, e não condição prévia imposta para participar do programa.

Toda esta trajetória do trabalho da Adesaf e o progresso dos beneficiários do DBA podem ser conferidos em vários depoimentos, bem como no relatório recém-lançado pela Adesaf: Crack e outras drogas – O ineditismo e os resultados da política de redução de danos em São Paulo e no livro Cracolândia: Território do Abraço, que apresenta os dois primeiros anos da Adesaf à frente do DBA, em versões português e inglês. Todo o material está disponível, gratuitamente, nos canais on-line da instituição.

Próximos passos

É esta experiência que a Adesaf traz para a Baixada Santista. Em dezembro de 2017, após ter promovido oficinas nas cidades ao longo do ano, a entidade realizou um grande seminário metropolitano sobre o tema, que reuniu representantes dos nove municípios da Região. E o trabalho continua desde então, reunindo gestores municipais, técnicos e meio acadêmico para implementar políticas públicas integradas de redução de danos.

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support