São Paulo de Braços Abertos

O programa De Braços Abertos (DBA), também chamado de Programa Operação Trabalho (POT), desenvolve diversas ações voltadas aos mais de 250 beneficiários da iniciativa, que estavam em situação de rua, sob o uso abusivo de substâncias psicoativas, no local popularmente conhecido como Cracolândia (SP).

A iniciativa, implementada pela Prefeitura de São Paulo, visa à redução de danos causados pelo uso do crack e de outros entorpecentes. A Adesaf dá apoio à execução do POT, desde outubro de 2014, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (SMTE).

Criado em 2014, o programa parte do resgate social dos usuários de crack, por meio de qualificação profissional, frentes de trabalho (como varrição de ruas e praças de SP, plantação e colheita de mudas de plantas para manutenção de jardins da cidade e inclusão digital), alimentação e moradia digna, com orientação de intervenção não violenta. Suas diretrizes trazem um novo olhar sobre o dependente químico, que deixou de ser tratado como um caso de polícia e passou a ser encarado como cidadão, com direitos e capacidade de discernimento. O tratamento de saúde é uma consequência das etapas anteriores, e não condição prévia imposta para participar do programa.

Print Friendly, PDF & Email
Mais