São Paulo de Braços Abertos

O programa “De Braços Abertos”, implementado pela Prefeitura de São Paulo na região da Luz, no Centro da Capital, desenvolve diversas ações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando à redução de danos causados pelo uso do crack e de outros entorpecentes. A Adesaf dá apoio à execução dessa iniciativa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE).

Criado em 2014, o programa parte do resgate social dos usuários de crack por meio de trabalho remunerado, alimentação e moradia dignas, com orientação de intervenção não violenta. Suas diretrizes trazem um novo olhar sobre o dependente químico, que deixou de ser tratado como um caso de polícia e passou a ser encarado como cidadão, com direitos e capacidade de discernimento. O tratamento de saúde é uma consequência das etapas anteriores, e não condição prévia imposta para participar do programa.

As ações são coordenadas, em conjunto, pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Desenvolvimento,Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Segurança Urbana (SMSU) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Mais