É sobre matar o sofrimento, sem você morrer junto. Essa foi a mensagem final do bate-papo com a psicóloga clínica Carla Wrobel, que aconteceu neste sábado (21) e lotou o auditório do Cia Jovem, Centro de Formação de Aprendizes da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf). Familiares, alunos do INICIA e jovens aprendizes participaram do encontro, que fez parte da ação Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio.

“Foi muito importante para abrir a mente de todo mundo. Temos sempre de buscar ajuda, conversar. E não podemos esquecer que somos importantes para outras pessoas. Viver é a melhor opção”, comentou o adolescente Leonardo Prado, de 17 anos, aluno do INICIA, curso preparatório de assistente administrativo e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Para a jovem aprendiz Esther Silva, de 16 anos, o evento serviu principalmente para conscientizar. “Muita gente sofre com depressão. Estão alegres por fora, mas chorando por dentro. E não demonstram esse sentimento. Por isso, precisamos de informação para saber se ajudar e oferecer ajuda”.

“Essa palestra também abriu a mente dos pais, que devem ser sempre os melhores amigos dos seus filhos. A gente tem que se comunicar melhor com eles, e ouvir mais”, finalizou Renato Nascimento, pai da aluna Ana Beatriz Nascimento, do INICIA. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *