Sucesso: Encenação de São Vicente reúne ao menos 30 mil pessoas

0

Evento reuniu pelo menos 30 mil pessoas, entre espectadores, artistas e profissionais nos cinco dias de apresentações

            Os vicentinos abriram, por cinco dias seguidos, o leque da História e descortinaram um dos momentos mais importantes para a formação do Brasil como Nação. Nas areias da Praia do Gonzaguinha, mais de 600 artistas da comunidade, celebridades, bailarinos, soldados do Exército (2° BIL/SV) e profissionais de vários setores de produção artística se uniram para contar a saga do desbravador português Martim Afonso de Sousa, na apresentação da 38ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente.

            Encerrado na quarta-feira, no dia 22 de janeiro, data do aniversário de 488 anos da Cidade, o evento encantou, aproximadamente, 30 mil pessoas entre as cinco apresentações – foram cerca de seis mil pessoas por noite, incluindo jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, blogueiros e influenciadores digitais que trabalharam na cobertura, mas também puderam assistir ao espetáculo “Povo de conquista”.

          A Encenação trouxe à Cidade autoridades, como o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, o cônsul geral de Cuba em São Paulo, o embaixador Pedro Monzón, o ex-governador de São Paulo, Márcio França, a deputada federal Rosana Valle e o deputado estadual Caio França. Em uma das noites, o público pode fazer selfies ao lado do ator e apresentador Carlinhos Aguiar, do SBT, que assistiu à peça e à atuação do filho, o ator Caíque Aguiar, o João Ramalho.

          E por falar em atores, a dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo mostrou que além de cantar bem sabe atuar. Marido e mulher na vida real, eles encantaram o público com os seus, respectivamente, Ana Pimentel e Martim Afonso. Para contagiar a plateia, com a história de amor entre São Vicente e o Tempo, o escolhido foi o ator Júlio Rocha, que participou pela terceira vez da Encenação, agora incorporando o Tempo. Na figura de uma pintora, que na verdade é São Vicente, a atriz Carol Pagano. Modelo e assistente de palco do programa Eliana, no SBT, Rick Moreno deu vida ao Cacique Tibiriçá. Já consagrada no papel de Índia Bartira, a atriz vicentina Marissol Dias brilhou mais uma vez.

            Roteiro – Dirigido pelas diretoras gerais Geyssa Alencar e Sabrina Olímpio, a Encenação teve no roteiro uma pintora experiente, que se lamenta pelas dificuldades que enfrenta para retratar novas paisagens. A falta de inspiração é consequência de problemas pessoais. Inconformada, ela desabafa, entendendo que precisa de tempo para se livrar do bloqueio. O personagem Tempo ouve a voz da artista e aparece em cena, convidando-a para um passeio em sua história. Assim, o texto vai revelando que a pintora é a Cidade de São Vicente, que relembra sua trajetória de vitórias e conquistas.

            Social – Com ingressos trocados por pacotes ou latas de leite em pó, o espetáculo teve importante papel social, arrecadando quase 5 mil quilos do alimento. Todo ele foi entregue ao Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), que o repassará a famílias carentes com crianças com idades acima de dois anos, em casa.

           Estrutura – Para acomodar com segurança e conforto os espectadores, atores e profissionais que trabalharam no evento, uma ampla arena foi erguida na Praia do Gonzaguinha. Mais de 200 colaboradores participaram da montagem e desmontagem da estrutura, que ocupou uma área de 12 mil metros quadrados e recebeu mais de 90 toneladas de ferro.

          Foram 4,5 mil metros quadrados de piso plástico modular do tipo easyfloor, utilizados no lounge, camarins, estande, cenário e palco. Na parte externa, foram disponibilizados 30 banheiros químicos, além dos seis banheiros-contêineres para o elenco. Para a iluminação, foi utilizada tecnologia de ponta, com projeção mapeada. O mesmo para o som, com equipamento de primeira geração, próprio para grandes espetáculos a céu aberto. Após a Encenação, considerado o maior evento realizado em areia de praia em todo o Mundo, as arquibancadas continuarão erguidas para atividades esportivas e culturais durante o período de Temporada de Verão.

          A 38ª Encenação contou, ainda, com apoio de profissionais das áreas médica, com Samu e Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau); de segurança, com Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM); limpeza, com a Zeladoria Municipal; e manutenção, formada por colaboradores em geral.

 

 

Fonte: Seicom / PMSV

Produção artística e executiva do espetáculo: Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf).

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Envie um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support