Valorização da Vida é tema de palestra gratuita na Adesaf

0

No mundo, o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, é a quarta maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, conforme o primeiro boletim epidemiológico sobre o assunto, divulgado pelo Ministério da Saúde no último dia 21. Dentro das ações do Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção do suicídio – a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) de São Vicente, realiza a palestra Suicídio: vamos falar sobre isso? O bate-papo será na próxima quinta-feira (28), das 17 às 18 horas, na sede da entidade (Rua Guarany, 70, Parque São Vicente, São Vicente).

Quem quiser participar basta enviar nome completo, data de nascimento e número de telefone para o e-mail comunica@adesaf.org.br, até as 12 horas de quarta-feira (27). A entrada é gratuita. O palestrante será o coordenador do CVV em São Vicente, Nilson Motta de Souza. Entre os assuntos que serão compartilhados estão a proposta do CVV, como identificar os sinais de risco e de que forma é possível ajudar uma pessoa que está pensando em tirar a própria vida.

“Todos os dias, em nossos projetos, desenvolvemos ações com centenas de jovens. E nos preocupa saber que são pessoas nessa idade que mais viram estatística. Não podemos tratar como tabu um assunto que está tão presente em nosso cotidiano. São mais de 800 mil pessoas que se suicidam, todos os anos, no planeta. É um número que choca bastante. Por isso, abordar este tema é falar, principalmente, de prevenção, de diálogo e de saúde pública”, comenta a diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, 24 horas por dia. Atende pelo número de telefone 141 ou diretamente no posto regional. Em cidades sem posto de atendimento do CVV, as pessoas podem utilizar o atendimento por chat, skype e e-mail disponíveis no site www.cvv.org.br.

Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Envie um comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.