O Instituto Adesaf (Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas) é uma organização da sociedade civil (OSC) certificada, pelo Governo Federal, como Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas). Criado oficialmente em 2001, a instituição tem sede em São Vicente (SP), a 70 km da Capital, e atuação em todo o Brasil.
O Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (Nasci), inaugurado em abril de 2023, é uma estratégia de saúde do Instituto Adesaf que oferta o acesso ao tratamento com base na Medicina Canábica a pacientes com patologias, transtornos e síndromes, como epilepsias, espectro autista, ansiedade, depressão, transtorno pós-traumático, dores crônicas, Alzheimer e Parkinson. Para isso, o Nasci mantém equipe própria, técnica e especializada, para oferta de consultas, atividades terapêuticas e farmacêuticas, rede de médicos parceiros, cultivo orgânico da planta Cannabis e produção de remédios cujos pacientes podem ter acesso de forma associativa.
Contatos:
WhatsApp: 13 99696-5550 (Serviço de Atendimento ao Associado Paciente)
Pessoalmente: o Nasci funciona para acolhimento, triagem e marcação de consultas de segunda a quinta, das 9 às 12 e das 14 às 16h. Não necessita de agendamento prévio. O endereço é Rua Guarany, 70, térreo, Parque São Vicente, São Vicente/SP.
INICIA é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Instituto Adesaf, que também oferece formação inicial em assistente administrativo para adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Durante 3 meses, eles participam de aulas sobre diversos temas, como Direitos Humanos, Redução de Danos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Digital, Direitos Trabalhistas, Perfil e Ética Profissional, Tipos de Documentos, Participação Cidadã e Projeto de Vida. Há, também, encontros periódicos com familiares dos participantes.
O INICIA LGBTQIA+ é realizado em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Trata-se de curso em Direitos Humanos voltado a adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, moradores de São Vicente, que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, transexuais/travestis, queer, intersexo, assexuais e mais. Por meio dessa iniciativa, os participantes poderão ser encaminhados para o mundo do trabalho.