Não. O Instituto Adesaf é uma organização da sociedade civil, de natureza privada, com mais de 23 anos de existência e atua em várias áreas ligadas à defesa de direitos. Desde 2014, tem se dedicado, de forma prioritária, na luta pelo enfrentamento à política da dita “Guerra às Drogas”, pela descriminalização e regulamentação da maconha para usos médico e não médico.
O Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (Nasci) é uma estratégia de saúde do Instituto Adesaf que oferta o acesso ao tratamento com base na Medicina Canábica a pacientes com patologias, transtornos e síndromes, como epilepsias, espectro autista, ansiedade, depressão, transtorno pós-traumático, dores crônicas, Alzheimer e Parkinson. Para isso, o Nasci mantém equipe própria, técnica e especializada, para oferta de consultas, atividades terapêuticas e farmacêuticas, rede de médicos parceiros, cultivo orgânico da planta Cannabis e produção de remédios cujos pacientes podem ter acesso de forma associativa.
Todo o processo e envio de documentação para se tornar um Associado Paciente é feito de forma digital. Por isso, você pode se associar, de forma gratuita, de qualquer lugar, sem ter a necessidade de se deslocar.
Porque os remédios derivados de Cannabis do Instituto Adesaf são produzidos, exclusivamente, para os seus associados pacientes.
Não. O Instituto Adesaf não cobra nenhuma taxa ou mensalidade.
Não. Todas as consultas médicas realizadas no Nasci, do Instituto Adesaf, são presenciais e gratuitas.
Isso não é uma regra, porque a prescrição para fazer uso de remédios à base de Cannabis é uma conduta que será avaliada e decidida pelo(a) médico(a), a partir da realização da consulta. Sendo assim, a consulta pode resultar na avaliação médica de que o remédio derivado de Cannabis não é a melhor opção de tratamento para o seu caso. Além disso, a partir de multifatores, o médico pode optar pela prescrição de outros remédios derivados de Cannabis, que não são produzidos pelo Instituto Adesaf.
São 5 (cinco) tipos de óleos voltados à saúde humana e 2 (dois) direcionados aos pets, ambos com extração full spectrum das flores da Cannabis spp, que preservam todos os fitocanabinoides da planta. Os óleos voltados à saúde humana são diluídos em Triglicerídeos de Cadeia Média (óleo de coco) e divididos por cores e concentrações dos principais compostos ativos, Tetrahidrocanabinol (THC) e Canabidiol (CBD):
AZUL (5mg/ml de THC e 0,45mg/ml CBD)*;
VERDE (20mg/ml de THC e 1,85mg/ml CBD)*;
AMARELO (30mg/ml de THC e 2,75mg/ml CBD)*;
ROXO (60mg/ml de THC e 5,55mg/ml CBD)*;
PRATA (9,6mg/ml de THC e 200mg/ml CBD)*;
*Variação de até 15%. Instrução Normativa nº4/18 de junho de 2014.
Os óleos voltados aos pets são diluídos em azeite de oliva extravirgem:
PET CARAMELO CBD (1,5mg/ml de THC e 30mg/ml CBD)*;
PET CARAMELO THC (20mg/ml de THC e 1,85mg/ml CBD)*;
*Variação de até 15%. Instrução Normativa nº4/18 de junho de 2014.
Todos os remédios seguem as boas práticas de produção e rigorosos processos de controle de qualidade. São condicionados em frascos de vidro âmbar, na quantidade de 20ml, aproximadamente 400 gotas. Os produtos são acompanhados por informativo de uso e armazenamento, além de etiqueta com lote de fabricação, validade, nome e CRM e/ou CFMV do médico(a) prescritor(a), nome e CRF do farmacêutico responsável pela produção e nome do associado paciente.
Além desses óleos, o Instituto Adesaf também produz 02 (duas) pomadas, também destinadas à saúde humana:
Pomada hidratante vegana de arnica
Pomada hidratante vegana de arnica e maconha
Mas, lembre-se! O associado paciente poderá ter acesso apenas ao remédio prescrito pelo médico, exclusivamente produzido para ele.
Não. Os remédios são adquiridos de forma associativa. Por isso, cada tipo de produto tem um custo próprio definido, que vai desde as despesas com o cultivo até o momento que o paciente recebe o produto.
A duração do remédio vai depender da recomendação de uso que o médico prescrever na receita médica.
Vai depender da avaliação do seu médico. Por isso, nunca inicie um tratamento com remédios derivados de Cannabis (maconha) sem a prescrição e o acompanhamento de um profissional médico.
Sim, neste caso a associação ao Instituto Adesaf será em nome do tutor do pet, e a receita deverá ser feita por um veterinário.