A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) está com inscrições abertas, de 21 de outubro a 2 de novembro, para a 2ª edição do projeto Cultura Dá Vida, que oferece 15 oficinas culturais e cursos gratuitos, presenciais e on-line, para moradores de São Vicente, com idades a partir de 8 anos, que estejam vacinados contra a covid-19, conforme plano estadual de imunização. A iniciativa é uma parceria entre a Adesaf e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Os cadastros devem ser feitos em adesaf.org.br/culturadavida.

Estão disponíveis oficinas e/ou cursos de teatro, balé, dança do ventre, artesanato (fios, linhas e bijuterias), artesanato (grafite / desenho), artesanato (macramê / crochê), violão, canto, mídias sociais, maquiagem básica, maquiagem circense, confecção de malabares, malabarismo e música (cordas). Dias e horários de cada atividade podem ser consultados no edital.

Quem não tiver acesso à internet poderá ir pessoalmente à sede da Adesaf (Rua Guarany, 70, Parque São Vicente), nos dias 21, 22, 25, 26, 27, 28 e 29, das 10 às 12h ou das 14 às 16h, quando um colaborador da instituição disponibilizará um computador para realizar a inscrição.

Seleção

O processo seletivo ocorrerá por ordem de inscrição, sendo priorizados os cadastros de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que será aferida mediante autodeclaração no ato da inscrição e, posteriormente, comprovada por documentos.

Cultura Dá Vida – o projeto acontece em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Teonilio Barba (PT). O objetivo é ampliar e democratizar o acesso à cultura, desenvolvendo empreendedorismo cultural (economia criativa) por meio de oficinas, cursos e eventos voltados a moradores de São Vicente. A carga horária total de cada oficina é de 72 horas; e de cada curso, 150 horas. As modalidades acontecerão de formas remota (on-line) e presencial, seguindo todos os cuidados de prevenção contra o coronavírus (covid-19).