A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), organização da sociedade civil com sede em São Vicente e atuação em todo o País, completa 20 anos de fundação nesta quinta-feira (1º). Ao longo desta trajetória, mais de 65 mil famílias já foram atendidas pela instituição, que desenvolve projetos e ações, principalmente, nas áreas de Assistência Social, Direitos Humanos, Empreendedorismo e Primeiro Emprego.

O crescimento da Adesaf acontece de forma progressiva desde a sua fundação. “Durante este processo contínuo de mudança e maturidade da entidade, todos os mais de 2 mil colaboradores – que já passaram, aqueles que ainda estão por aqui e os recém-chegados – nos oferecem força de trabalho, dedicação, tempo precioso, compromisso e determinação a cada missão que lhes foi atribuída”, comenta a fundadora e diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia.

De acordo com Fernanda, para esta nova fase da instituição, os focos prioritários de atuação serão população em situação de rua; saúde mental e redução de danos; trabalho, empreendedorismo e formação profissional; moradia e serviços de acolhimento; e políticas sobre drogas.

O trabalho da Adesaf com jovem aprendiz, por meio do Cia Jovem; e os projetos para adolescentes em vulnerabilidade, pessoas em situação de rua e pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas serão ampliados neste ano. “E vamos fazer um grande debate com a sociedade sobre a questão da legalização das drogas no País. Porque não tem como falar de redução de danos sem falar sobre isso: de como a guerra às drogas mata e tortura, em cada comunidade do Brasil, milhões de jovens, cuja grande maioria é negra e pobre”, complementa.

Sem clima de festa – diante da pandemia do coronavírus (covid-19), que já matou mais de 320 mil brasileiros, a Adesaf cancelou suas festividades para este 1º de abril. Optou por uma ação on-line e, nas próximas semanas, divulgará seu novo site, vídeo institucional e lançará publicações on-line e impressas na área de Assistência Social. Todos os colaboradores estão em teletrabalho (home office) e à disposição dos atendidos / participantes de projetos, que também estão em casa, cumprindo o distanciamento social e participando de atividades pela internet, com o suporte remoto da equipe.

“Eu estou aqui há duas décadas, outros por alguns anos ou meses, mas o fato é que cada estada e passagem, especialmente dos atendidos, nos impulsiona a refletir, a nos transformar pela transformação do outro. Por isso, cada detalhe vale muito para que a nossa vida – e a vida da instituição – esteja frequentemente em metamorfose”, finaliza Fernanda.

 

Assista ao vídeo da diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia, sobre os 20 anos da instituição: