A ação que formou jovens vicentinos como agentes multiplicadores de estratégias de Redução de Danos no combate à covid-19, realizada pela Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), terminou nesta segunda-feira (30).

Durante 45 dias, os participantes do projeto desenvolveram, a distância, atividades teóricas e práticas, disseminando informações sobre prevenção contra o coronavírus pelas redes sociais.

Como última atividade, os jovens puderam expressar suas ideias e opiniões baseadas nos temas propostos ao longo da iniciativa, como Direitos Humanos, Lugar de Fala, Comunicação e Redução de Danos.

“Nosso objetivo principal foi informar para formar jovens conscientes sobre a importância do papel que eles exercem na sociedade. Antes de prevenir, é necessário desmistificar, entender o que está acontecendo no mundo, em nosso País, para compartilhar práticas de prevenção em nossa Cidade e região. E as redes sociais ajudam muito nessa tarefa”, explica a diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia.

Segundo Fernanda, para 2021, quando a Adesaf completa 20 anos, um novo planejamento está sendo finalizado a fim de ampliar e fortalecer ainda mais ações e projetos com esse foco. “Teremos muitas novidades para o próximo ciclo que vamos viver. Estarão na nossa pauta o debate sobre a legalização das drogas, o uso medicinal e recreativo da Cannabis e a redução de danos como estratégia de saúde pública”.

A despedida, que aconteceu presencialmente, foi dividida em três turmas para evitar aglomeração e cumprir o distanciamento social seguro. A atividade final seguiu todos os protocolos de saúde e segurança vigentes.