[inscreva-se no programa Jovens Tripulantes]

O Instituto Adesaf (Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas) firmou parceria com a Deck4, maior plataforma de educação a distância para formação de tripulantes de navios, para qualificar jovens para o trabalho a bordo de cruzeiros marítimos. Os interessados precisam ter entre 18 e 29 anos e já devem ter participado de iniciativas da entidade, como o Cia Jovem (Centro de Formação de Aprendizes), INICIA (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e demais projetos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 21 de novembro. São 50 vagas disponíveis.

Os candidatos ao programa, chamado Jovens Tripulantes, irão preencher um formulário on-line com os dados pessoais, informar o projeto que participou no Instituto Adesaf e citar as principais habilidades que possui. Após isso, as informações serão validadas e os interessados receberão um convite, por e-mail ou aplicativo de mensagem, para a atividade de acolhimento, agendada para o dia 22 de novembro.

Qualificação – após a acolhida, os jovens efetivarão a matrícula no programa e farão o curso on-line. Em até seis meses, eles serão qualificados nas principais especialidades de tripulante de navio de passageiros, inclusive com ênfase no inglês, com aulas ministradas por diretores, gerentes, supervisores e outros profissionais do mundo dos cruzeiros. Durante todo o processo, os participantes também terão aulas e encontros virtuais com especialistas da área de psicologia e orientação vocacional.

Assim que concluírem os módulos específicos (Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha e Bar), eles farão uma avaliação para seguirem à próxima fase, quando uma equipe de orientadores cuidará de todo o preparo dos alunos para as entrevistas reais de emprego, com agências recrutadoras oficiais que representam as principais armadoras do País.

Oportunidade – com a retomada dos cruzeiros marítimos, aumentaram as chances para quem pretende trabalhar em transatlânticos. Por isso, agências de recrutamento e seleção, parceiras da Deck4, buscam candidatos qualificados para o serviço a bordo. O Instituto Adesaf é, em São Vicente, a entidade conveniada para desenvolver o programa Jovens Tripulantes.