24 de novembro – Dia da Redução de Danos

0

Hoje, celebramos o Dia da Redução de Danos!

Para marcar essa data tão importante, o Comad, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Santos, do qual a Adesaf é conselheira, realiza evento sobre o tema, em formatos presencial e on-line, até as 12h30 de hoje.

Redução de Danos é estratégia de saúde pública, respeito, cuidado e garantia de direitos. É uma das principais bandeiras da Adesaf no trabalho desenvolvido com pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Trabalho este que está eternizado no livro Cracolândia – Território do Abraço, disponível para leitura, em português e inglês, no site da Adesaf.

Redução de Danos: essa estratégia surgiu na Inglaterra, em 1926. A Redução de Danos foi adotada pela primeira vez no Brasil, há 32 anos (24 de novembro de 1989), na cidade de Santos. Nesta data, aconteceu o “1º Seminário Santista sobre AIDS”, presidido pela então prefeita, e hoje vereadora, Telma de Souza (PT).

Na ocasião, o governo municipal anunciou a primeira ação de Redução de Danos no Brasil, que envolvia a estratégia de troca e distribuição de seringas entre usuários de drogas injetáveis com o objetivo de conter a disseminação de HIV na cidade.

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Os comentários estão bloqueados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support