Hoje, celebramos o Dia da Redução de Danos!

Para marcar essa data tão importante, o Comad, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Santos, do qual a Adesaf é conselheira, realiza evento sobre o tema, em formatos presencial e on-line, até as 12h30 de hoje.

Redução de Danos é estratégia de saúde pública, respeito, cuidado e garantia de direitos. É uma das principais bandeiras da Adesaf no trabalho desenvolvido com pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Trabalho este que está eternizado no livro Cracolândia – Território do Abraço, disponível para leitura, em português e inglês, no site da Adesaf.

Redução de Danos: essa estratégia surgiu na Inglaterra, em 1926. A Redução de Danos foi adotada pela primeira vez no Brasil, há 32 anos (24 de novembro de 1989), na cidade de Santos. Nesta data, aconteceu o “1º Seminário Santista sobre AIDS”, presidido pela então prefeita, e hoje vereadora, Telma de Souza (PT).

Na ocasião, o governo municipal anunciou a primeira ação de Redução de Danos no Brasil, que envolvia a estratégia de troca e distribuição de seringas entre usuários de drogas injetáveis com o objetivo de conter a disseminação de HIV na cidade.