Nossa história

O Instituto Adesaf (Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), de acordo com a lei federal nº 13.019/2014, fundado em 1º de abril de 2001, com sede em São Vicente/SP, cidade que compõe a Região Metropolitana da Baixada Santista, e atuação em todo o País. É certificado, pelo Governo Federal, como Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas). Também é inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e declarado de Utilidade Pública, conforme lei estadual nº 17.722/2023.

O Instituto Adesaf iniciou suas atividades na área da Saúde e ampliou sua atuação para Educação, Cultura, Cidadania, Assistência Social, Mundo do Trabalho e outras, tendo sempre como horizonte norteador a defesa de direitos e de liberdades individuais. Neste prisma, já atendeu a mais de 65 mil famílias desde a fundação.

Inspiração

De 2014 até 2018, o Instituto Adesaf cogerenciou a maior iniciativa pública de redução de danos do Brasil: o São Paulo de Braços Abertos, voltado para pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas no território conhecido como Cracolândia, na capital paulista.

Esse programa que atendeu a cerca de 700 pessoas, que faziam uso problemático de substâncias psicoativas, tinha como pilares fundamentais o oferecimento de moradia, inspirada no modelo “housing first”, alimentação e inclusão produtiva e remunerada no mundo do trabalho. Para a sustentação dos pilares dessa iniciativa, as ações de Saúde e Assistência Social somaram-se ao desafio dessa estratégia.

Nossa trajetória

2001

Fundação do Instituto Adesaf, inicialmente com o nome de Associação em Defesa da Saúde e da Família.

2002

Firma as primeiras parcerias com o Poder Público nas áreas de Saúde e Assistência Social.

2003

Qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

2004

Ampliação da abrangência territorial de atuação.

2005

Em São Vicente, é pioneiro em desenvolver ações baseadas em estratégias de redução de danos em campo, voltadas à prevenção contra HIV/Aids no público LGBTQIAPN+

2006

Inicia-se a implantação de estratégias para profissionalização da gestão institucional e aumento da capacidade gerencial.

2008

Destaca-se por ser a primeira entidade no Brasil a desenvolver o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), do Governo Federal

2009

Reformula o estatuto social e altera a denominação para Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf)

2010

Eleito membro titular no Conselho Nacional de Juventude.

2011

A partir deste ano, assume a gestão artística e executiva de espetáculo encenado em areia de praia, considerado o maior do mundo.

2014

No âmbito do Trabalho, realiza a gestão do programa São Paulo De Braços Abertos, na região conhecida como “Cracolândia”, na capital paulista, atendendo a mais de 700 pessoas com histórico de uso problemático de substâncias psicoativas

2016

Expansão da atuação em diversas cidades do Estado de São Paulo, em diferentes áreas. Lança o relatório Crack e Outras Drogas: o Ineditismo e os Resultados da Política de Redução de Danos em São Paulo e o livro Cracolândia – Território do Abraço, referência bibliográfica do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicado também em inglês.

2017

1. Inaugura o Cia Jovem, programa de socioaprendizagem / primeiro emprego voltado a adolescentes e jovens em situação de risco ou vulnerabilidade social, após obter registro do Ministério do Trabalho e Emprego.

2017

2. O trabalho da instituição ganha repercussão nacional com a reportagem sobre redução de danos veiculada na revista Galileu, da Editora Globo. É citado pela organização internacional Open Society Foundations por desenvolver o programa De Braços Abertos, modelo no Brasil em estratégias de redução de danos

2019

Por votação popular, conquista o prêmio Comunidade em Ação, o mais importante reconhecimento da Região oferecido pelo Jornal A Tribuna e pela Ultracargo. 

2020

É declarado, pelo Governo Federal, como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS)

2021

Institui o Núcleo de Políticas e Ações sobre Drogas (Nupad). E recebe moção de aplausos da Câmara Federal pelos 20 anos de trabalho na defesa de direitos.

2022

Em uma nova guinada institucional, promove revolução estatuária, administrativa e realinhamento conceitual, direcionando seu planejamento estratégico para o enfrentamento da atual política nacional sobre drogas e para o uso medicinal da maconha (Cannabis sativa). Para isso, reformula-se e atualiza sua denominação para Instituto Adesaf (Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas)

2023

Inaugura o Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (Nasci). É reconhecido como Estabelecimento de Saúde, pelo Ministério da Saúde, e declarado de utilidade pública estadual

2024

Realização da 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente via Lei Rouanet de incentivo fiscal

2024

Justiça concede sentença favorável ao Instituto Adesaf para plantio e produção de remédios à base de maconha (Cannabis sativa) para seus associados pacientes

Visão

Ser referência no desenvolvimento de tecnologias sociais com foco democrático, transformador e solidário. E ser reconhecido, no âmbito do Terceiro Setor, pela execução de políticas públicas de forma ética, profissional e sustentável, em plena sintonia com o desenvolvimento humano.

Valores

Ser parcial quanto a valores indiscutíveis da civilização, como a paz, justiça, democracia, solidariedade e direitos humanos.

Trabalhadores do Instituto

O Instituto Adesaf conta com profissionais preparados, com ampla experiência no Terceiro Setor, que atuam de forma responsável e comprometida com o interesse público, a partir da criação de vínculos de cooperação em prol do bem comum. A ideia é oferecer soluções criativas e empreendedoras com resultados positivos, de caráter qualitativo e quantitativo, para o fortalecimento e progresso da sociedade, por meio de gestão inovadora, transparente e organizada.

Fernanda Gouveia
Fernanda GouveiaFundadora e diretora-presidente
Read More
Pedagoga, tecnóloga em Fundamentos Jurídicos e qualificada pelo Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas (Unifesp / Senad – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas). Foi presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp/2018) e conselheira nacional de Juventude. Foi gestora, pelo Instituto Adesaf, do qual é fundadora e diretora-presidente, do programa De Braços Abertos, no âmbito do Trabalho, que oferecia, entre os anos de 2014 e 2018, moradia digna, alimentação balanceada, qualificação cidadã e trabalho remunerado a pessoas em situação de rua, que faziam uso problemático de substâncias psicoativas, na região conhecida como Cracolândia (SP).
Kleber Dias
Kleber DiasDiretor técnico
Read More
Professor, formado em Letras, especialista em gestão de projetos. Foi chefe de gabinete na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp/2018) e vice-presidente em conselho municipal de Assistência Social.
Danilo Otto
Danilo OttoDiretor administrativo-financeiro
Read More
Advogado e especialista em políticas públicas. Já atuou como assessor parlamentar em legislativos municipal, estadual e federal; e dirigiu secretaria municipal. É ex-coordenador de gestão de contratos de serviços de saúde do Governo do Estado de São Paulo.
Bruno Nunes
Bruno NunesCoordenador de comunicação e relações institucionais
Read More
Relações-públicas e jornalista especializado em assessoria de comunicação e organização de eventos. Já atuou em redações de jornal e de emissora afiliada da Rede Globo. Também foi assessor de comunicação e marketing na iniciativa privada e assessor de imprensa e chefe do cerimonial em prefeitura. É ex-coordenador de comunicação do Governo do Estado de São Paulo.
Marco Mion
Marco MionCoordenador do Núcleo de Políticas e Ações sobre Drogas (Nupad)
Read More
Humanista, redutor de danos, pedagogo, mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente e especialista em Projetos de Educação e de Políticas sobre Drogas.
Flávio Falcone
Flávio FalconeMédico do Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (Nasci)
Read More
Médico psiquiatra formado pelo Instituto de Psiquiatra da Universidade de São Paulo (USP), atualmente integra a equipe do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (Proad-Unifesp). Idealizador do Projeto Teto, Trampo e Tratamento, na Cracolândia, em SP, onde também atua como palhaço.
Odair Dias Filho
Odair Dias FilhoCoordenador do Núcleo de Ensino a Distância (Nued)
Read More
Assistente social, licenciado em História e Sociologia, especialista em Política e Relações Internacionais e em Direitos Humanos. É mestre em Serviço Social , relações internacionais pela Unifesp, professor universitário, pesquisador e escritor. É ex-secretário de Cultura de Guarujá.
Renato Nascimento
Renato NascimentoCoordenador do Cia Jovem / INICIA
Read More
Bacharel em Ciências Contábeis e gestor público pela Univesp/Fatec. Já atuou como docente no Senac e foi auditor em empresas marítimas.
Isabel Aires
Isabel AiresAdministrativo/Compras
Read More
Assistente social e técnica em Contabilidade.
Catarina Martins
Catarina MartinsOrientadora - Cia Jovem / INICIA
Read More
Assistente social, graduanda em Direito e empreendedora.
Edgar Lima
Edgar LimaOrientador – Cia Jovem / INICIA
Read More
Formado em Recursos Humanos. Tem trajetória nas áreas de Educação, Empreendedorismo e Economia Criativa.
Vithor Magalhães
Vithor MagalhãesOrientador – Cia Jovem / INICIA
Read More
Possui vivências em áreas administrativas e operacionais, com foco no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.
Roque Macena
Roque MacenaAdministrativo – Cia Jovem / INICIA
Read More
Graduando em Gestão de Recursos Humanos e empreendedor.
Previous
Next

Banco de Práticas

Ações, projetos e outras iniciativas já desenvolvidas

Representatividade

Participação em espaços democráticos para formulação e fiscalização de políticas públicas

Prêmios, Moções e Reconhecimentos

Certificações, Registros e Credenciamentos

Nacional

Estadual

Municipal