A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) executa, em São Vicente, mais uma iniciativa para ampliar o trabalho de combate ao coronavírus (covid-19). Voltado a pessoas em situação de rua e uso abusivo de substâncias psicoativas, que estão em serviços de acolhimento institucional, o projeto Amor Aqui, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Padilha, vai implantar estratégias de redução de danos para fortalecer as medidas de enfrentamento já adotadas pela Prefeitura, principalmente junto a este público que está em maior risco e vulnerabilidade social.

Trata-se de um olhar mais humanizado, com foco principal na prevenção e na saúde dos acolhidos pelo Município, que se encontram neste perfil. Entre os objetivos deste novo projeto estão a prevenção dos danos causados pelas drogas à saúde física e mental dos participantes e de seus familiares, autonomia social e econômica durante e após a pandemia, resgate da autoestima, projeto de vida e formação de agentes redutores de danos. 

A iniciativa também tem como meta integrar as ações já realizadas nesses serviços, fortalecer a rede intersetorial e desenvolver um levantamento do perfil dos acolhidos em São Vicente. Os principais assuntos que serão abordados durante encontros, oficinas e atividades do projeto são: drogas e sociedade, políticas de saúde mental e direitos humanos, atenção psicossocial e cuidado, acesso e vinculação do usuário de drogas aos serviços, redução de danos e saúde mental, redução de danos como estratégia de combate à covid-19 e recursos e estratégias do cuidado.

Amor Aqui – o projeto foi batizado de Amor Aqui para que beneficiários pudessem se sentir ainda mais acolhidos, pertencentes a esta ação, que ocorre nos serviços institucionais. E também para fortalecer o processo de formação de vínculos entre eles e a equipe da Adesaf, visando, sobretudo, à orientação, à conscientização e à disseminação de informações para o combate da pandemia.