Parceria: projeto cultural lança videoclipe e mostra artesanal; Unidade Produtiva é inaugurada

0
O projeto A Arte dos Antigos Saberes no Novo Normal apresentou, na quarta-feira (3), uma mostra de artesanatos e o videoclipe do reggae Estamos Evoluindo. A iniciativa, do produtor cultural e colaborador da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), Rafael Bruder, foi financiada com recursos da Lei Aldir Blanc e ocorreu na sede da instituição em formatos de live e presencial, este para um número reduzido de convidados, devido à pandemia do coronavírus. Seguindo os protocolos de prevenção contra a covid-19, a Adesaf, apoiadora do projeto, também inaugurou a Unidade Produtiva Amor Aqui.
 
Este espaço, de empreendedorismo e geração de renda, é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim como a maioria dos participantes do projeto, que está em Serviços de Acolhimento Institucional de São Vicente. Entre os músicos há ex-moradores da região conhecida como Cracolândia, na Capital.
 
Presenças: Representando a Prefeitura de São Vicente, participaram do evento os secretários municipais de Assistência Social, Leandro Valença; de Cultura, Elizângela Bafini; e de Imprensa e Comunicação Social, Mara Prado. Também compareceram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Nayene Carmo; a coordenadora do Conselho Tutelar da Área Continental, Letícia Silva; o chef de cozinha Hélio Marques Junior; e os representantes do presidente da Câmara Municipal (Daniel de Souza) e da presidente do Fundo Social de Solidariedade (Llays Godoi). 
 
 
Videoclipe: a música e o videoclipe foram produzidos em 30 dias. Os ensaios ocorreram na sede da Adesaf e a captação de imagens também contou com gravações em estúdio e na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente (SP), que serve de pano de fundo para esta canção, em que a natureza é uma das principais inspirações. Imagens de peças produzidas em madeira talhada e com palitos de sorvete, feitas por artesãos que estão acolhidos na Cidade, também são frutos do projeto e compõem o videoclipe, demonstrando a união de todos em torno de um objetivo em comum. A mensagem principal da música aborda o processo contínuo de transformação do ser humano, com suas singularidades, desafios e esperança por dias melhores.
 
Superação – Marcio de Lima, ex-dependente químico, vivia em situação de rua e foi um dos acolhidos pela Adesaf,  em projeto desenvolvido na Cracolândia, em São Paulo.  Hoje, ele cursa o quinto período de Serviço Social, é casado, já conquistou a casa própria e faz parte do time como facilitador, trabalhando com os atendidos. “Esse projeto é uma oportunidade de demonstrar às pessoas que é possível ‘dar certo’, de construir uma mensagem positiva em forma de arte e de música. Sozinho, ninguém consegue chegar a lugar nenhum”, afirma.
Artesanato – Cristiano de Oliveira é o artesão responsável pelas peças que estão no videoclipe. Ele ficou dois anos hospitalizado, sem receber visitas. Para ocupar o tempo e a mente, começou a escrever em madeira utilizando a ponta de uma tesoura. A partir daí, surgiu o desejo de aprimorar e profissionalizar o seu trabalho. “Estou limpo há dez meses. Esse projeto é uma grande evolução na minha vida. Aqui, eu pude progredir, abrir os meus olhos. Hoje, eu me sinto muito bem”. 

Importância – A diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia, destacou a importância do projeto com o intuito de que mais pessoas possam passar pelo processo de redução de danos. Um dos objetivos é ampliar a diversidade de trabalho para que novas habilidades sejam aproveitadas. “Vamos funcionar como uma cooperativa para gerar renda para os acolhidos ressignificarem suas vidas. Inicialmente, com produções musicais, peças de artesanato e reformas de móveis recolhidos do lixo”.  

                                                                                                                                                               
Esta ação foi realizada com recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Realização via Prefeitura de São Vicente, em parceria com o Governo Federal.
 
Colaboração: texto (Bruno Nunes / Adesaf – Isabella Paschoal / Seicom-PMSV)
                            fotos (Cláudio Magario / Seicom PMSV)
Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Os comentários estão bloqueados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support