Psiquiatra-palhaço da Cracolândia de São Paulo, Flávio Falcone visita sede da Adesaf para firmar parceria em projetos de Redução de Danos

0

Para fechar a semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) conversou com Flávio Falcone, psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo (USP) que, atualmente, integra a equipe do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (Proad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também é idealizador do Projeto Teto, Trampo e Tratamento, na Cracolândia, na Capital, onde também atua como palhaço.

Falcone visitou a sede da Adesaf e conversou com a diretora-presidente da instituição, Fernanda Gouveia.
“Tenho a intenção de fazer uma parceria com a Adesaf, principalmente, no atendimento a pessoas que tenham a intenção de usar o canabidiol (substância presente na maconha)“.

Ele, que tem um trabalho reconhecido nacionalmente, atua desde 2006 na região popularmente conhecida como Cracolândia, na estratégia de redução de danos associados a pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.

“A autonomia da pessoa, e não se ela conseguiu ficar abstinente ou não, faz com que mais pessoas sejam beneficiadas. A Redução de Danos, para mim, pensando tanto na minha prática de saúde mental quanto em política pública, é o que deve ser adotada por ser a prática mais abrangente”.

Em 2013, ele foi indicado à Prefeitura de São Paulo para a implantação do programa De Braços Abertos, do qual a Adesaf foi gestora entre os anos de 2014 e 2018.

O médico psiquiatra submeteu a dissertação de mestrado dele para o Comitê de Ética da Unifesp, que aborda uma pesquisa que vai comparar o uso do canabidiol para diminuição da fissura entre usuários de crack e cocaína que frequentam a Cracolândia, da qual o médico renomado Dartiu Xavier é orientador do trabalho.
Para Fernanda Gouveia, essa parceria só tem a somar na formulação de efetivas políticas públicas voltadas a pessoas que estão em situação de rua que fazem uso problemático de drogas.

“O Falcone é uma grande referência nesta área. Estou muito feliz – e ansiosa – para já começar a desenvolver novas ações e novos projetos no território”.

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Os comentários estão bloqueados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support