A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), por meio do Cia Jovem, abre 600 inscrições gratuitas para o INICIA, curso preparatório de assistente administrativo e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Podem se inscrever adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, moradores de São Vicente, formados ou regularmente matriculados nos ensinos Fundamental e Médio e que estejam em situação de vulnerabilidade social. Os cadastros devem ser feitos exclusivamente pelo site www.ciajovem.org.br, entre os dias 23 e 26 de setembro ou até atingir o limite das inscrições.

“Em março deste ano, abrimos 400 inscrições para o INICIA, que, graças ao interesse da comunidade, foram encerradas em menos de 24 horas. De lá para cá muitas famílias entraram em contato conosco para solicitar a abertura de um novo processo. Então, para atender a essa demanda, trabalhamos bastante e desenvolvemos esse segundo edital do ano. É mais acesso e oportunidade aos adolescentes e jovens da nossa Cidade”, explica a diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia.

A pré-seleção para o INICIA é realizada por meio de software exclusivo da Adesaf, que cruza automaticamente renda familiar e questões sociais, como índice de vulnerabilidade e condições de moradia. Após esta fase, o candidato agenda entrevista pessoal, na sede da Adesaf / Cia Jovem, para comprovação das informações inseridas no sistema. No dia, o pré-selecionado também fará uma redação para testar o nível de conhecimento em Língua Portuguesa.

Cada turma, aberta conforme demanda ao longo de 2019, será composta por até 30 participantes. Ao final do curso, haverá entrega de certificado. Quem realiza o INICIA poderá ser selecionado para participar do Cia Jovem, o Centro de Formação de Aprendizes da Adesaf, com oportunidade para o primeiro emprego.

Base familiar – o INICIA também é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de São Vicente. Também no INICIA, familiares dos alunos participam de encontros periódicos, a fim de compartilhar assuntos importantes que fazem parte do dia a dia do adolescente e da família. Essas atividades são coordenadas por equipe multiprofissional da Adesaf / Cia Jovem, que conta com diversos técnicos, como pedagogo, psicólogo e assistente social. Assim, aproxima-se ainda mais a família do ambiente de aprendizagem.

O edital completo também pode ser acessado no site do Cia Jovem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *