Centenas de vicentinos passam, a partir desta quinta-feira (14), a fazer parte de uma história que foi costurada com criatividade, parceria e empenho. E o produto final desta união vem em forma de três mil máscaras faciais. As proteções foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) e serão destinadas a pessoas assistidas pelas secretarias de Saúde (Sesau) e Assistência Social (Seas).

Produzidas em mais uma ação humanitária, que uniu Prefeitura de São Vicente, Fundo Social de Solidariedade, Rotary Club de São Vicente e Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), as máscaras foram confeccionadas por 20 costureiras das comunidades vicentinas (Área Continental e Área Insular).

Por meio desse serviço, as profissionais, que estão em isolamento social desde o início da pandemia, se engajaram na luta contra a disseminação da Covid-19 (Coronavírus) e garantiram renda extra. Trabalhando em casa, cada uma recebeu cerca de R$ 400,00 pela confecção das proteções faciais. E a produção não para aí. Mais mil unidades estão sendo preparadas e serão entregues nos próximos dias.

Atendendo a todas as recomendações do Ministério da Saúde, quanto à forma de confecção e aos critérios de segurança, as proteções produzidas pelas costureiras vicentinas vêm em um kit com duas unidades. Junto a elas, está um folheto com recomendações sobre a importância de se usar e como preservar estas máscaras faciais.

Entrega – O material foi apresentado ao prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, no início da tarde, no Salão Nobre da Prefeitura. Para ele, o êxito na concretização da proposta se deve à união de todos os que participaram da empreitada. “Essa é mais uma ação positiva, pois todos a abraçaram de forma intensa. É fantástico saber que costureiras, que estão em isolamento social em suas casas, mantiveram sintonia total para a produção das máscaras. Com certeza, estão todos de parabéns”, disse Gouvêa.   

Por sua vez, a presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia, comentou que a parceria fortaleceu a união dos que contribuíram para a confecção das máscaras. “Estamos mais fortes com a iniciativa, que, inclusive, nos possibilitou oferecer ajuda às costureiras. Elas foram fundamentais e participativas nesta luta contra o Coronavírus. A ação permitiu a comunhão de esforços e a geração de renda para as profissionais”.

Além de ter cadastrado e selecionado as costureiras para a ação, a Adesaf ajuda com corte do tecido que é entregue às profissionais, distribuição de material para confecção das máscaras, suporte, separação das máscaras aptas para serem entregues e preparo individual das proteções para entrega.

Orgulhosa com o resultado obtido, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, Paula Gouvêa, também destacou a parceria. “Esta união está sendo fundamental, pois beneficia expressivamente o cidadão, sobretudo aquele que precisa de mais apoio neste momento. Nossa luta contra a pandemia segue fortalecida”.

 Já a presidente do Rotary Club de São Vicente, Cássia Gimenes, lembrou que o objetivo é estar junto da comunidade. “Seguindo a proposta do Rotary Club Internacional, o Rotary Club de São Vicente sempre investe em ações sociais. Assim, criamos um projeto de geração de renda e, em parceria, conseguimos garantir a segurança e a saúde de muitas pessoas, com a doação das máscaras, e a geração de renda para as costureiras que as confeccionaram”. O Rotary doou toda a matéria-prima para a confecção das máscaras, como os rolos de TNT (tecido) e os carretéis de linha.

 
Texto: Seicom / PMSV