O 2º encontro com ex-beneficiários do programa De Braços Abertos (DBA) reuniu cerca de 40 participantes, no Complexo Cultural Funarte, na Capital. A atividade, organizada pela Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), aconteceu em agosto.

No 1º encontro, que ocorreu em agosto, foi feito um levantamento para saber como está a vida dos ex- beneficiários após o fim do programa De Braços Abertos. Já no 2º, ainda se destacam problemas que não foram solucionados desde então, como falta de moradia e alimentação.

 

Vale lembrar que, com o fim do DBA, a prefeitura paulistana prometeu que iria inserir os então beneficiários em novos programas, pois, segundo a Administração Municipal, eles não ficariam sem assistência. No entanto, a maior parte deles está em situação de rua e sem oportunidade de trabalho. Além da falta de moradia digna, alguns ex-beneficiários também relataram que tiveram seus nomes retirados da lista do restaurante popular Bom Prato, onde faziam suas refeições diariamente.

 

Na ocasião, percebeu-se que, com a ausência de trabalho, muito tempo ocioso e falta de perspectiva quanto ao retorno do DBA ou de um outro programa de redução de danos, alguns ex-participantes do De Braços Abertos voltaram a usar, com mais frequência, substâncias psicoativas na região da Luz, em São Paulo.

Encontro

objetivo da iniciativa é, mensalmente, manter o convívio, a referência e acompanhar como eles estão após o fim, decretado pela então gestão João Doria, deste programa inédito de redução de danos, cujos resultados e avanços foram reconhecidos até internacionalmente.

 

Nestas atividades, são levados alimentos e roupas, uma vez que o encontro não tem vínculo com a Prefeitura de São Paulo ou com outra entidade. Quem quiser contribuir com a iniciativa, pode doar agasalhos e cobertores de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 ou das 14h30 às 17h30, na sede da Adesaf (Rua Guarany, 70, Parque São Vicente, São Vicente).

 

De Braços Abertos

Por meio do De Braços Abertos, gerenciado pela Adesaf no âmbito do Trabalho, de outubro de 2014 a março de 2018, ex-moradores da região conhecida como Cracolândia, com dependência de substâncias psicoativas, recebiam moradia digna, alimentação balanceada, qualificação profissional, formação cidadã e trabalho remunerado. Por iniciativa própria e missão institucional, desde então, a Adesaf segue acompanhando o desenvolvimento deste público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *