Karina Nascimento ainda era criança quando começou a treinar a modalidade olímpica, há quase 30 anos. Raquel Arruda do Carmo está no esporte há uma década. Elas trabalham no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e no Lar 2 de Cubatão, respectivamente. E neste domingo (15), estarão juntas na 9ª edição do Litoral Open de Taekwondo, competição que ocorrerá no Ginásio Poliesportivo Dondinho, a partir das 8 horas, em São Vicente. Data em que as colaboradoras da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) vão substituir a roupa de trabalho pelo dobok (quimono).

Na Adesaf desde janeiro de 2012, Karina é orientadora de medidas no Creas. Lá, ela cuida de crianças e adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, como os que saem da Fundação Casa. No contraturno, Karina é técnica de Raquel e dá aulas de taekwondo para 50 pessoas, em Santos. “Faz parte da minha vida. Não consigo viver sem. Taekwondo é a minha 2ª família. Defendo meus alunos como se fossem meus filhos”, comenta ela, que é a mãe do Lucas, de 2 anos.

Raquel, há quase três meses, é operadora social / cuidadora do Lar 2, onde moram crianças e adolescentes de até 17 anos, que viviam em situação de vulnerabilidade social. Ela está no esporte desde 2006. Sua primeira competição foi em 2011. A última, no mês passado, em Curitiba (PR). Ela participou de três lutas no XXIV Mundial Open de Taekwondo, e conquistou a medalha de prata na categoria master feminino. Nesse mesmo evento internacional, que aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, a equipe de Karina, da qual Raquel faz parte, ganhou o troféu de 4º lugar no ranking geral.

“O taekwondo representa muito para mim: é a minha saúde, ajuda a manter a minha forma física e, por meio desse esporte, aprendo a ter autocontrole, que é importante para o meu dia a dia”. Sobre a expectativa para o próximo torneio: “Vou fazer de tudo para ganhar”, disse, sorrindo, à diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia, quando ambas foram recebidas na sede da entidade, no dia 11 de maio, para um bate-papo sobre as últimas conquistas e os novos desafios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *