Mais um local, que vai servir para o desenvolvimento de atividades práticas laborais, foi entregue aos beneficiários do programa São Paulo De Braços Abertos: a Lavanderia. A inauguração foi no dia 9 de junho, na Capital, e também contou com a presença da diretora-presidente da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), Fernanda Gouveia.

“O De Braços Abertos é uma iniciativa que envolve o esforço de várias secretarias municipais e entidades do Terceiro Setor. Por isso, nesse trabalho em conjunto, nossa missão é reduzir os danos causados pelo uso de substâncias químicas. E a Lavanderia, somada a outras atividades que são desenvolvidas com e para eles, certamente, vem ao encontro desse objetivo”, comenta Fernanda.

Programa: o “São Paulo De Braços Abertos”, implementado pela Prefeitura de São Paulo na região da Luz, no Centro da Capital, desenvolve diversas ações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando à redução de danos causados pelo uso do crack e de outros entorpecentes. A Adesaf dá apoio à execução dessa iniciativa, por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE).

Criado em 2014, o programa parte do resgate social dos usuários de crack por meio de trabalho remunerado, alimentação e moradia dignas, com orientação de intervenção não violenta. Suas diretrizes trazem um novo olhar sobre o dependente químico, que deixou de ser tratado como um caso de polícia e passou a ser encarado como cidadão, com direitos e capacidade de discernimento. O tratamento de saúde é uma consequência das etapas anteriores, e não condição prévia imposta para participar do programa.

As ações são coordenadas, em conjunto, pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Segurança Urbana (SMSU) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *