Outubro chegou e com ele levanta-se a bandeira da conscientização para prevenir o câncer de mama. A doença é o câncer mais comum entres as mulheres no Brasil, seguido do melanoma (câncer de pele), que tem aumento de cerca de 28% a cada ano, segundo o Instituto de Nacional de Câncer José Alencar Gomes (Inca).

As idades mais afetadas são entre os 35 e 50 anos. Mas não é só o Brasil que tem dados alarmantes em relação a esse câncer. Estima-se que 25% dos casos de câncer em mulheres, no mundo, seja o de mama, representando, então, o primeiro lugar em taxa de mortalidade entre as mulheres no planeta.

No Brasil, a região com maior índice de mulheres com este tipo de câncer é a Sudeste, com 51,3%, segundo o Inca.

Por que ter um mês exclusivo para conscientização?

Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores chances de sucesso no tratamento.
A Sociedade Brasileira de Mastologia alerta que mulheres com excesso de gordura abdominal têm 74% mais chances de ter câncer de mama. Em contrapartida, o Inca diz que 30% dos casos podem ser evitados com bons hábitos alimentares e prática de exercícios regulares, por exemplo.

A própria mulher pode notar mudanças no corpo, como protuberâncias ao tocar as mamas. Aí, deve-se procurar imediatamente um profissional para melhor diagnosticar o sintoma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *