Colaboradores do programa São Paulo De Braços Abertos e Diretoria da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) estiveram reunidos, no dia 31 de maio, na Capital, em mais um dia voltado a discutir ações e atividades para o próximo semestre da iniciativa municipal.

O objetivo do bate-papo foi compartilhar novas ideias que serão desenvolvidas ao longo do ano, conforme o planejamento estratégico que a Adesaf mantém com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE)

Programa: o “São Paulo De Braços Abertos”, implementado pela Prefeitura de São Paulo na região da Luz, no Centro da Capital, desenvolve diversas ações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando à redução de danos causados pelo uso do crack e de outros entorpecentes. A Adesaf dá apoio à execução dessa iniciativa, por meio da SDTE.

Criado em 2014, o programa parte do resgate social dos usuários de crack por meio de trabalho remunerado, alimentação e moradia dignas, com orientação de intervenção não violenta. Suas diretrizes trazem um novo olhar sobre o dependente químico, que deixou de ser tratado como um caso de polícia e passou a ser encarado como cidadão, com direitos e capacidade de discernimento. O tratamento de saúde é uma consequência das etapas anteriores, e não condição prévia imposta para participar do programa.

As ações são coordenadas, em conjunto, pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Segurança Urbana (SMSU) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *