Uma tarde para praticar os ensinamentos compartilhados em sala de aula, e para lembrar da importância de um ambiente de trabalho seguro. Essa foi a proposta da simulação de um Dia Interno de Prevenção de Acidentes de Trabalho (DIPAT), organizado pelos alunos do curso de Auxiliar de Logística, que é ministrado na Fábrica da Comunidade pela Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Cubatão.
Durante uma semana, os participantes aprenderam diversos conceitos e preparam o evento, que também contou com a presença de alunos de outros treinamentos que ocorrem na unidade (Gestão Portuária, Elétrica, Encanador Industrial, Corte e Costura, Bonecas Tildas e Patch Apliquê com Pintura em Tecido). Os futuros auxiliares, divididos em quatro grupos, deram dicas e informações sobre ergonomia, meio ambiente, saúde e importância do EPI e EPC (equipamentos de proteção).
“Isso é o resultado das aulas que tivemos. É uma vivência muito importante para os alunos se conscientizarem da responsabilidade de cada um no ambiente empresarial”, destaca a professora Érika Ferreira Lima.
Para os estudantes, a atividade serviu para colocar a teoria em prática. “Aumentou o meu conhecimento. Sempre é bom aprender algo novo”, comenta Eli Miceno. “Eu vou levar essa experiência para o meu futuro trabalho”, projeta Mizael Lira. “Eu, que já trabalhei na área industrial, sei que a segurança é bastante importante, dentro e fora da empresa. Nós temos de preservar a nossa vida”, finaliza Guilherme Rodrigues.