Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (NASCI) é inaugurado em 1º de abril

0

O Instituto Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas (Adesaf) inaugura o Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (NASCI), serviço integrado inédito no Estado, no dia 1º de abril, às 14 horas, na Rua Guarany, 70, Parque São Vicente, São Vicente/SP. O evento, que também celebra os 22 anos de fundação da instituição, contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro de Estado de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O NASCI vem fortalecer as iniciativas da instituição e, principalmente, ofertar gratuitamente à população mais vulnerável a consulta, o tratamento e o remédio à base da planta Cannabis, doado, nesta primeira fase, pela Koba, empresa que atua nacional e internacionalmente no setor. O objetivo é oferecer qualidade de vida a quem mais precisa de saúde e bem-estar.

Para o médico psiquiatra Flávio Falcone, referência nacional e internacional em assuntos relacionados à Cannabis medicinal, e membro do Núcleo de Políticas e Ações sobre Drogas (Nupad) do Instituto Adesaf, o NASCI vai “socializar o acesso a esse tratamento (à base da planta), que já é uma realidade para pessoas que têm condições de custeá-lo. Agora, por meio desse equipamento, pessoas de baixa renda também terão acesso”, destaca.

Segundo a diretora-presidente do Instituto Adesaf, além de oferecer todo esse tratamento gratuito a pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, o NASCI também ofertará outras Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em doenças crônicas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICs à população.

“O Instituto é atuante na pauta de Redução de Danos voltada a pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. O NASCI também vai atender a esse público por meio das PICs e da Cannabis medicinal”, reforça a diretora-presidente do Instituto Adesaf, Fernanda Gouveia.

A partir da inauguração do NASCI, já haverá formação de rodas de terapia comunitária no local. “Vamos aumentar essas PICs, gradativamente, a partir da captação de novos recursos e do fortalecimento dessas ações juntamente com a comunidade”, finaliza Fernanda.

Print Friendly, PDF & Email
Mais
Compartilhe

Sobre o Autor

Os comentários estão bloqueados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support