Beneficiários do programa São Paulo de Braços Abertos e equipe Adesaf participam de ‘arraiá’ na manhã desta quarta-feira (29), na unidade da Adesaf que fica na Capital. A atividade tem como objetivo integrar ainda mais os participantes da iniciativa e promover um dia especial, descontraído, nesta época que marca as comemorações juninas.
Programa: o “São Paulo De Braços Abertos”, implementado pela Prefeitura de São Paulo na região da Luz, no Centro da Capital, desenvolve diversas ações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando à redução de danos causados pelo uso do crack e de outros entorpecentes. A Adesaf dá apoio à execução dessa iniciativa, por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE).
Criado em 2014, o programa parte do resgate social dos usuários de crack por meio de trabalho remunerado, alimentação e moradia dignas, com orientação de intervenção não violenta. Suas diretrizes trazem um novo olhar sobre o dependente químico, que deixou de ser tratado como um caso de polícia e passou a ser encarado como cidadão, com direitos e capacidade de discernimento. O tratamento de saúde é uma consequência das etapas anteriores, e não condição prévia imposta para participar do programa.
As ações são coordenadas, em conjunto, pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Segurança Urbana (SMSU) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).